O artigo de hoje é especial para você que deseja vender mais em seu e-commerce! E para isso, preparamos alguns passos que você deve seguir se deseja alcançar esse sucesso.
1. NICHO
Comece definindo em qual área você pretende atuar no mercado e, posteriormente, quem é o seu cliente e o que você pode comercializar a ele. Você pode entender os problemas e as dores que o cliente tem e como irá ajudá-lo. Saiba seus dados demográficos e seus principais interesses. Além disso, saiba também o que está em alta no mercado, para poder comercializar algo que seja rentável! E por fim, estude a concorrência, entenda como ela está posicionada no mercado e como divulga seus produtos.
2. PLATAFORMA
Ao escolher a sua plataforma, leve em consideração a estabilidade do sistema e a forma de navegação, optando sempre por uma plataforma que você possa personalizá-la com facilidade, adaptando-a à empresa.
3. NOME E DOMÍNIO
Agora é hora de definir o nome da sua empresa e cadastrá-la no domínio. Apesar de parecer fácil, você deve escolher um nome que transmita a ideia da empresa, que comunique seu produto e que atraia o público certo. Para isso, faça uma lista com diferentes sugestões, realize uma pesquisa de mercado e escolha um nome que seja fácil de ser encontrado nos mecanismos de busca. Após escolher o nome, pesquise se ele está disponível para ser registrado.
4. FORNECEDOR
Sua loja precisa de estoque e, para isso, é preciso encontrar fornecedores de confiança e que agreguem à empresa. Comece pesquisando os diversos modelos de fornecimento e pesquise quais sites contam com o serviço escolhido. Analise as empresas, os prazos de entrega, os valores e a qualidade do produto para, depois, entrar em contato com eles e iniciar a negociação.
5. PERSONALIZAÇÃO
A sua loja virtual deve ser customizada de acordo com a sua identidade! Mas, além disso, também é preciso utilizar fotos de qualidade para anunciar seus produtos, retratando-os da melhor forma. Você também deve fazer uma descrição de qualidade, com informações relevantes ao seu cliente. Uma boa alternativa, também, é anunciar os produtos por categorias, facilitando a visualização.
6. FORMA DE PAGAMENTO
Para melhorar a experiência do cliente, você pode oferecer formas de pagamentos acessíveis a ele, que atenda suas necessidades. Para que essa escolha seja benéfica a ambos, analise as taxas por transação, os mecanismos antifraude e também o prazo que você irá receber o produto.
7. ENVIO
É imprescindível escolher uma boa transportadora para enviar seus produtos, pois ela pode ser o sucesso ou o fracasso da empresa. Se você conseguir realizar o envio de forma eficaz, acabará fidelizando clientes.
8. ATENDIMENTO
Oferecer diversas formas de atendimento ao cliente é um ponto positivo para a sua loja! Você precisa ficar por dentro do que ele está sentindo, saber quais são as suas dores, para atendê-lo da melhor maneira. Conte com atendimento via e-mail, chat, telefone e redes sociais, deixando-os visíveis no seu site.
9. SEGURANÇA
Para garantir que seu cliente se sinta seguro ao realizar as compras no seu site, uma solução é ter a segurança digital criptografada, para proteger as informações do cliente. Para isso, tenha um certificado SSL, indicando ao usuário que a conexão é segura.
10. PLANEJAMENTO
Por último, mas não menos importante, é necessário otimizar as técnicas de SEO da empresa para atingir o melhor posicionamento em pesquisas orgânicas, a fim de tornar a marca reconhecida. Sendo assim, utilize palavras-chave para nomear as categorias e os produtos, tenha um site responsivo e entenda as necessidades do usuário.
Com esses passos, você caminhará rumo ao sucesso do seu e-commerce. Coloque-os em prática, estude, analise, faça testes e depois me conta os resultados que obteve a partir de então.