Você também faz parte do time de empresários que aguardam muito o final de ano para aumentar as vendas? Se sim, você está muito certo!
As datas comemorativas, consideradas como períodos importantes de vendas sazonais, ajudam muito a alavancar o faturamento anual. Porém, isso só é possível se você adotar algumas estratégias. Pois, ninguém é besta e todo mundo quer aproveitar a data!
No blog de hoje, você vai aprender como preparar o seu e-commerce para o Natal e ultrapassar as suas metas de venda.
Como preparar o seu e-commerce para o Natal
Esse ano é aquela oportunidade que você pediu muito. Pela primeira vez, o número de consumidores que declararam que vão fazer compras natalinas em lojas virtuais é o mesmo que em lojas físicas.
Segundo pesquisa realizada pela CNDL em parceria com o SPC Brasil, os dois tipos de lojas empataram com 41% da preferência do público. Em terceiro lugar, estão os shoppings, com 37% da preferência dos entrevistados.
Assim como você, todo mundo está de olho nessa data. Por isso, não adianta ficar esperando que, por um milagre, as pessoas prefiram comprar na sua loja do que na do seu concorrente. Você precisa agir e pensar com estratégia.
Continue lendo este artigo para saber tudo o que você precisa fazer para preparar o seu e-commerce para o Natal.
Natal é sinônimo de enfeitar!
Assim como a maioria das famílias, você precisa deixar a sua casa enfeitada, pronta para o Natal. Com isso, eu quero dizer, que a sua loja precisa estar a cara da data festiva.
Pode parecer besteira, mas essa mudança do layout, além de fazer com que os seus clientes sejam lembrados constantemente que precisam fazer as compras de Natal, também contribuem para melhorar a experiência do usuário.
Outra dica sensacional que ajuda a entrar no clima natalino e facilitar as vendas é criar categorias relacionadas a data dentro do seu e-commerce. Assim, você otimiza as buscas e incentiva as compras.
Por exemplo, se você vende vinhos, pode criar uma sessão com as bebidas que mais combinam com a ceia de Natal ou que são ótimos presentes.
Divulgue!
Preparar o seu e-commerce para o Natal envolve, também, divulgar a sua loja, produtos e até promoções. Você não pode ficar esperando que o seu cliente venha até você, é importantíssimo despertar a vontade de comprar nele.
Por isso, um grande aliado das vendas são as redes sociais. Você precisa criar um perfil nas mídias e investir em publicações sobre as suas vendas de Natal. A melhor estratégia é investir em tráfego pago no Facebook e Instagram Ads.
Inclusive, você pode configurar os seus anúncios para pagar mediante apenas uma ação do usuário, como o clique na publicação. Assim, você gastará menos e ganhará muito mais!
Não esqueça da sua base
Se você já tem uma lista de e-mails, por que você vai deixar essa oportunidade de vender passar? Como todo mundo, eles precisam fazer compras natalinas. Por isso, utilize o e-mail marketing para divulgar as suas ofertas.
Você pode, inclusive, oferecer descontos e promoções para quem já comprou de você. Assim, você dá ao cliente a sensação de que ele é especial e importante para a sua marca. Você também pode focar em ofertas para quem já entrou no seu site, viu um produto, mas acabou não comprando. É o famoso remarketing!
Todo dia é uma chance de converter novos clientes, mas no Natal isso pode ficar muito mais fácil, se você se planejar e agir estrategicamente.
Não foque apenas no seu público-alvo
Leu e achou loucura? Não é e eu te explico: se você vende produtos femininos, você pode fazer campanhas direcionadas para o público masculino nesta data. Isso, porque, com certeza, homens estão buscando presentes para irmãs, mães, namoradas, etc.
Assim, uma estratégia muito inteligente, se for bem estruturada, é apostar em quem vai presentear e não no presenteado. As datas comemorativas são ideais para esse tipo de campanha.
Óbvio, mas importante: compras natalinas precisam chegar antes do Natal
Você precisa preparar o seu e-commerce para o Natal pensando no frete. Como as compras realizadas nesse período tem um limite de entrega: dia 24, apostar em condições especiais de entrega é um excelente diferencial.
É sabido que grande parte das pessoas desistem de comprar um produto quando chegam na hora de calcular frete. Então, não só vale a pena baixar o valor, como também oferecer entregas express, se for possível. Nós sabemos que muita gente deixa para última hora.
Porém se atente: se você ofereceu entrega rápida, você precisa cumprir com essa entrega. Ninguém gosta de atraso, mas passar a ceia Natalina de mãos abanando, porque o produto não chegou é o cúmulo. Não faça seu cliente passar vergonha.
Invista em combos
Prepare o seu e-commerce para o Natal pensando nas pessoas que presenteiam muita gente. Isso quer dizer que você pode montar combos de produtos e oferecer descontos interessantes. Dessa forma, você estará utilizando o cross-selling, uma ótima estratégia de venda, que eu já expliquei aqui no blog.
Você vai fazer o seu cliente comprar mais e, consequentemente, você também ganhará mais. Então, esse é um ponto importante a se pensar. Você pode usar dados coletados anteriormente, o famoso “quem comprou isso também viu isso”, para montar bons conjuntos.
Gostou dessa dica? Aplique essa e as outras estratégias agora. Preparar o seu e-commerce para o Natal é essencial para aumentar as chances de conversão. Não perca uma das datas mais importantes do varejo mundial, comece agora!