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Tendências do marketing digital para 2021

Estamos em 2021 e ainda continuamos enfrentando a pandemia da COVID-19, um cenário de incertezas. Porém, apesar da situação mal resolvida em que vivemos, é fato que as empresas não podem ocupar uma posição letárgica, é preciso apostar nas novidades do marketing digital para encarar o online da melhor forma.
 
E quando falamos em novidades, é fundamental citar as principais tendências do marketing digital para 2021 e, posteriormente, colocá-las em prática para mudar o rumo da sua empresa nesse ano.
 
1. Crescimento de equipe
 
Ao invés de terceirizar o serviço, a tendência é de que as empresas visem criar suas próprias equipes, pois, através da necessidade de reduzir custos, elas acabaram descobrindo que podiam se sair bem atuando nesse nicho, sem precisar do suporte de uma empresa especializada.
 
2. Avanço da Inteligência Artificial 
 
A Inteligência Artificial está cada vez mais incorporada e avançada no marketing digital, com uso cada vez mais intensivo! Através de novas tecnologias e interações de público segmentado, por exemplo, no Google Analytics com anúncios criados no Google Ads, é possível que a taxa de conversão seja ainda maior!
 
3. SEO
 
Mediante ao cenário em que estamos enfrentando, a tendência que também cresceu (e está crescendo cada vez mais) é a valorização de SEO, técnica responsável pela exposição orgânica das páginas de um site nas plataformas de busca, ganhando cada vez mais destaque entre as estratégias de marketing digital devido a sua redução de custos.
 
4. Google Meu Negócio
 
Ferramenta gratuita do Google para divulgar pequenos e médios negócios, o Google Meu Negócio vem se tornando um poderoso aliado na divulgação das empresas, pois além do custo zero, garante uma excelente exposição no Google.
 
5. Pesquisa por voz
 
O que aumentou consideravelmente, também, foram as pesquisas feitas por voz através do próprio Google, aplicativos ou assistentes digitais (a Alexa vem ganhando cada vez mais espaços nas casas dos brasileiros). Essa crescente é fundamental para que as empresas saibam como trabalhar seu processo de otimização para ferramentas de buscas, adaptando a estratégia de SEO a ela.
 
6. Mídias sociais
 
As mídias sociais não crescem somente em importância, mas ocupam um lugar de destaque quando falamos em vendas direta! Tanto o Facebook quanto o Instagram estão investindo pesado em novas ferramentas de e-commerce, fazendo com que as plataformas sejam cada vez mais importantes durante esse processo de compra e venda.
 
7. WhatsApp
 
Apesar de já fazer parte do marketing digital, atualmente o WhatsApp vem anunciando diversas mudanças importantes, deixando a ferramenta mais versátil e com novas oportunidades às empresas. Seu impacto afetará também o comércio eletrônico, pois em um futuro não tão distante, será possível trabalhar a forma de pagamento através dele.
 
8. Profissionais capacitados
 
Com essa crescente do marketing digital, o mercado acaba oferecendo diversas oportunidades, além de um aumento na valorização da profissão. Porém, ainda há a ausência de profissionais capacitados… Qualifique-se, dedique-se e continue disposto a mudar o cenário.
 
9. Freelancer
 
As oportunidades para os freelancers no mercado digital já vinha crescendo constantemente e, com a onda de demissões devido à Covid-19, ganhou ainda mais força! Você pode buscar esse profissional para criação de conteúdos específicos ou para trabalhos contínuos.
 
Essas são apenas algumas das tendências que 2021 nos reserva! E apesar de ser um ano de incertezas, devido à pandemia, é fundamental que sua empresa seja vista no mundo online para que ela esteja sempre na mente do consumidor e que, ao realizar uma compra, ela seja feita com você.
 
E aí, gostou das dicas de hoje? Deixe sua opinião ou dúvida nos comentários!
 

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