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Natal: Uma nova data para vender 3x mais em seu e-commerce

Estamos caminhando para o mês de dezembro, acabando o período de Black Friday e iniciando os preparativos para o Natal, a melhor data para as vendas no Brasil, embarque nesse conteúdo e veja como se planejar e ter as melhores vendas nessa data sazonal.

Padrão de consumo de natal

As datas sazonais são períodos sensíveis para a venda, já que os consumidores estão mais propensos às compras, seja para se presentear, ou para presentear alguém, o natal é a data mais comercial do ano aqui no Brasil, em 2020 estima-se que o comércio movimentou R$38,8 bilhões para a economia, apesar de ser um número menor que 2019, devemos considerar o período de alta pandemia, e para 2021 a expectativa está bem alta.

O comércio em 2020 e 2021

O momento para o comércio está aquecido, a reabertura e a diminuição das restrições acarretaram em contratações no setor, o que tem gerado expectativa para o Natal de 2021. Você que vende no físico ou digital, essas informações refletem diretamente a você, leve como exemplo o ano de 2020, onde o varejo on-line teve um crescimento de 45%, movimentando do dia 10 à 24 de dezembro o total de R$ 3,76 bilhões.

Planejamento

Estar bem planejado e alinhado é muito importante independente da data, por isso, eu já te digo de antemão que este é o momento para começar a planejar as estratégias para o Natal.

 “Mas Diego, falta um mês.”

Sim, e por isso mesmo você deve se preocupar, você já sabe quais ações você realizará, qual campanha será veiculada, considere também a compra com antecedência e o prazo de entrega caso seja um produto, eu deixo o questionamento para você, considerando que seu prazo de entrega seja de 10 dias úteis, vale a pena você começar a campanha de natal no dia 15 de dezembro?

Pois é, comece agora mesmo a colocar no papel as estratégias, organizar estoque e logística caso seja um produto, e se programar caso seja um serviço!

03 Estratégias para implantar no seu negócio desde já

1. Tráfego e remarketing

Você que já me acompanha já deve saber sobre essa primeira estratégia, não é mesmo? Por mais clichê que pareça, o tráfego pago quem levará o público até o seu site, então o investimento é sempre importante, uma outra dica é sempre trabalhar também o remarketing para fixar o seu negócio na cabeça do consumidor, principalmente numa data em que o consumidor está propenso a compra.

2. Campanha de Natal

Selecionar ações de natal, e manter o seu site com a cara da data é uma ótima estratégia, crie conteúdos para as suas redes sociais com a temática, não deixe de inserir banners de natal para o seu site, tomando algumas decisões como essa você perceberá que as vendas nessa data poderá ser alavancada.

3. Foque em quem vai presentear

Assim como o dia dos namorados, o natal é focado em pessoas que vão presentear, seja um amigo secreto da firma, da família, ou simplesmente presentear quem se ama. A minha dica é mirar nesse público, tendo isso em mente, você pode se programar com conteúdos, como por exemplo:

“10 ideias de presente de amigo secreto até R$50,00”;

“8 presentes criativos para o natal”;

“Presente de natal para a sua mãe”

Pensando em quem vai presentear você também terá outros insights interessantes, por exemplo, você sabe quem é o concorrente da Cacau Show? Aposto que você pensou em Brasil Cacau, Kopenhagen, Nestlé, Bauducco, o que você não sabe é que o principal concorrente da Cacau Show é o Boticário! Sim, o Boticário, pensa comigo, a maior parte das vendas é para presentear, então a decisão de compra é “Vou presentear com um perfume ou um chocotone?”. Leve em consideração também que os pontos de vendas são próximos, geralmente em shopping ou grandes centros.

E para finalizar a dica é, desde o momento que essa matéria estiver no ar, comece a sua organização para obter os melhores resultados neste Natal de 2021! 

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