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Cross Selling e Up Selling, estratégias para lucrar muito no próximo ano

Se você está procurando por um estratégia nova para incorporar às suas campanhas, utilizar as técnicas de Cross Selling e Up Selling pode dar uma guinada no seu negócio ou na sua estratégia de marketing, você com toda certeza já viu elas, mas acredito que até então não conhecia pelos nomes, você verá que já são campanhas utilizadas há décadas por grandes empresas!

O que é o Cross Selling?

A definição de cross sell é de ser uma venda complementar à venda original, não confunda essa estratégia com venda casada.

Essa venda complementar é aquela oportuna, por exemplo, quem compra um tênis, está suscetível a comprar meias, quem compra um terno provavelmente também comprará uma gravata.

Como utilizar o Cross Selling no meu negócio?

Se você gostou da estratégia e quer implementar em seu negócio, eu tenho um dado muito interessante, cerca de 35% da receita da amazon é feita por Cross Selling, você com certeza já viu aquela aba “Pessoas que viram esse produto também gostaram”, esse é uma estratégia que você pode adicionar ao seu e-commerce.

Agora se você trabalha com loja física, a estratégia é baseada na Apple, se você chega em uma loja para comprar um Iphone 13, o vendedor te oferecerá o carregador, um airpods e uma capinha, produtos que melhoram a experiência da compra inicial, que até então é o aparelho.

O que é Up Selling?

Agora partindo para talvez a estratégia mais conhecida dessa matéria, diferente do Cross Sell que é algo complementar ao produto inicial, aqui no Up Sell, é melhorar o produto inicial, oferecer um produto premium ou melhor!

E a ideia aqui é mostrar os benefícios de um produto ou serviço melhor para que a pessoa opte por algo mais caro e melhor!

Como utilizar o Up Selling no meu negócio?

E para finalizar, a estratégia de upselling para o seu negócio, vou citar um exemplo digital e outro presencial para você ter alguns insights:

Quando você vai ao McDonald’s e pede um combo, sempre te fazem a mesma pergunta “Quer uma batata maior por mais um real?” e na emoção você aceita, essa é uma estratégia de Up Selling, já no digital a ideia é oferecer planos premiums onde a pessoa pode escolher ao que mais se adequa podendo ter uma versão melhorada e com mais recursos!

Conclusão

Cross Selling e Up Selling são estratégias utilizadas há anos por grandes empresas e se você souber trabalhá-las em seu negócio, seja físico ou digital, poderá sentir na pele que são estratégias bem sucedidas e que podem alavancar as vendas e aumentar o ticket-médio da sua empresa! 

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