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Como obter a conversão de tráfego pago para seu site em 6 etapas

Conseguir direcionar tráfego para um site é um grande desafio: SEO e marketing de conteúdo raramente geram resultados durante a noite, enquanto o marketing de mídia social pode ser controlado por constantes mudanças algorítmicas. Isso pode levar alguns profissionais de marketing a priorizar o tráfego pago na web se estiverem lançando campanhas e buscando resultados rápidos.

Agora, citarei 6 etapas que os ajudaram a obter conversão de tráfego para o seu site

1.Criar um roteiro de tráfego pago inteligente

As pessoas que dizem que o PPC não funciona podem ter tentado veicular suas campanhas publicitárias sem planejá-las primeiro. Para evitar armadilhas comuns, como pouca ou nenhuma impressão, grande gasto excessivo e baixa taxa de cliques (CTR), você deve começar criando um roteiro detalhado com base em KPIs razoáveis, pesquisa de público completa, uma mensagem de marketing clara e uma lista de elegíveis canais de divulgação.

2.  Planeje seu orçamento

Um dos maiores erros no lançamento de uma campanha de PPC é não realizar uma pesquisa adequada na preparação. 

Dependendo do setor, o CPC pode variar significativamente. Por exemplo, em eletrônicos, um clique pode custar em média R$0,20 desde R$30, depende muito do segmento e ferramenta.

Outro problema é que deixar de fazer seus cálculos, ou seja, calcular não somente quanto dinheiro você vai gastar, mas em que você irá gastá-lo, e o que deseja em troca, isso poderá resultar em um aumento nos gastos com anúncios, que apenas irão trazer leads de baixa qualidade ao seu site. 

Aqui estão três perguntas principais a serem respondidas para ajudá-lo a planejar adequadamente seu orçamento:

Quais palavras-chave você vai segmentar?

Dependendo do seu objetivo (reconhecimento da marca ou conversões), as palavras-chave podem variar muito em termos de preço e concorrência.

Quais locais você irá cobrir? 

O CPC pode mudar significativamente entre estados e regiões. Comece verificando seu setor usando o Mapa de CPC e veja quais locais podem ser mais adequados para sua publicidade, bem como quais você precisa excluir para economizar em seu orçamento.

Qual é o seu principal KPI? 

Palavras-chave que criam conhecimento da marca não geram necessariamente conversões, pois é muito menos provável que seu público esteja pronto para comprar. Eles são mais curiosos do que qualquer coisa, então defina apenas um KPI para cada campanha.

3. Crie um texto de anúncio verdadeiro

Você já se sentiu enganado sobre um produto ou conteúdo depois de clicar em um anúncio? 

Seu público não irá perdoá-lo se você fizer isso com eles. Faça uma promessa justa e cumpra-a, e você terá mais chances de encorajar as ações que deseja. 

Qualquer texto de anúncio atraente é composto de um título direcionado e uma descrição de acionamento. O primeiro diz a seus clientes em potencial o que há para eles, e o segundo explica como eles podem obtê-lo naquele momento. 

Como você cria o texto do anúncio direcionado para atrair tráfego relevante?

  • Comece pensando em seu seu público-alvo. Pense no que eles precisam e como seu produto ou serviço pode ajudá-los;
  • Olhe para seus concorrentes e tente entender sua segmentação e como pode superá-los; 
  • Escreva pelo menos 3 títulos exclusivos e 2 descrições para desenvolver uma compreensão das preferências do usuário. 

4. Crie uma página de destino eficiente

Imagine-se clicando em seu anúncio e pergunte-se:

Vale a pena explorar sua página de destino? 

Está cumprindo a promessa que você fez? 

Para evitar  desperdício de seus preciosos cliques pagos, verifique a taxa de rejeição da página de destino, o tempo na página, o mapa de calor e a taxa de abandono do formulário; essa é uma maneira de saber exatamente o quão atraente é para os visitantes. 

Se eles saírem imediatamente após a entrada na página, provavelmente não se alinha com as palavras-chave para as quais é exibida e você está falando com as pessoas erradas. Se eles ficarem por um tempo, mas nunca clicarem no call-to-action (CTA), sua oferta não os entusiasma.

Se você não tem uma página de destino para seus anúncios, mas planeja criar uma, use estes três pilares: 

  • Relevância;
  • Atratividade; 
  • Impulso;

Isso significa que é relevante para a consulta do usuário, o conteúdo e os recursos visuais são criados com sua persona do comprador em mente, e o título e o CTA ressoam emocionalmente em seu público tanto que convertem. Aqui estão algumas dicas:

  • Título: Verifique as pesquisas relacionadas à sua palavra-chave semente para coletar ideias mais criativas; 
  • Conteúdo: certifique-se de que os dados que seus clientes potenciais estão procurando estão em sua página e são fáceis de encontrar e entender. Não sobrecarregue a página com muitas promoções e ofertas;
  • Imagens : use imagens atraentes e de boa qualidade, não as fotos gratuitas que todo mundo já viu milhares de vezes; e
  • CTA: Combine com a intenção de pesquisa. Por exemplo, as pessoas que procuram passeios tendem a visitar dezenas de sites e acumular muitas informações antes de fazer a escolha final. Portanto, “obter orçamentos grátis” funcionará melhor do que “Compre um passeio agora”, pois eles receberão um e-mail e o usarão para se lembrarem de suas ótimas ofertas quando estiverem mais dispostos a comprar.

 5. Utilizar todas as plataformas

De acordo com um estudo do Smart Insights , o Google controla 67,78% do mercado de mecanismos de pesquisa, o que torna o Google Ads altamente competitivo. Isso significa que o CPC pode ser tão alto que seu retorno do investimento (ROI) será minimizado. Além disso, o Google provavelmente não é o único lugar que seu público-alvo visita.

Alcançar pessoas em todas as plataformas que elas usam, não apenas Google e Facebook, é uma ótima maneira de aproveitar ao máximo seus anúncios, colocando-os na frente de clientes em potencial com mais frequência (dentro do razoável). 

Quando se trata de segurança de marca e problemas técnicos, a utilização de várias plataformas também reduz o risco, porque você ainda estará visível em outras, mesmo que uma delas falhe ou caia.

6. Introduza a automação

A esta altura, você deve estar se perguntando exatamente quanto dinheiro precisa de um orçamento para continuar obtendo resultados ou quais canais serão os mais eficazes em sua estratégia de pagamento de longo prazo. Qual será o lance ideal para cada canal? O que você deve fazer se nunca tiver criado anúncios antes? E se você seguiu todas as etapas e ainda não obteve leads e conversões? Responder a essas perguntas requer muita pesquisa ou, alternativamente, um pouco de ajuda de IA.

A tecnologia de automação PPC usa IA e aprendizado de máquina para impulsionar seu tráfego pago sempre que possível, desde a seleção de canais até a geração de relatórios de resultados. No entanto, algumas ferramentas apenas automatizam lances, enquanto outras otimizam apenas anúncios, e você precisará de pelo menos mais uma para corresponder seus anúncios a prováveis ​​clientes em potencial. 

É possível automatizar totalmente os processos de aquisição de tráfego e geração de leads, por meio da ADSROCK. Essa ferramenta cria, gerencia e otimiza campanhas pagas no facebook com base em seus objetivos, orçamento, segmentação e análise.

É importante observar que a ADSROCK não pode fazer o planejamento estratégico e a criação da página de destino para você; ele foi projetado para ser empregado como parte de seu próprio plano abrangente de acordo com as etapas descritas acima, para que você possa continuar a otimizar o desempenho com a ajuda de insights da IA.

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