fbpx

Como encontrar o equilíbrio entre quantidade e qualidade na criação de conteúdos?

Essa questão pode ir muito longe, alguns optam pela qualidade na criação de conteúdos, mas acabam esquecendo da constância dos posts, outros, pecam na quantidade, mas esquecem da qualidade, mas você sabe que não é certo fazer tal competição, né? Qualidade e constância de postagens devem andar lado a lado, um complementando o outro.

Vou explicar o motivo, tudo, sim TUDO que exija criatividade bate de frente com esse debate, seja para gestores de tráfego, designers, roteiristas, youtubers, músicos, enfim, tudo que demanda de criativos se depara com a pergunta: 

“Devo produzir mais, abrindo mão da qualidade, ou devo focar mais tempo em qualidade mesmo produzindo menos?”

Essa dúvida assola os criativos desde os primórdios, e a resposta não é extrema a nenhum dos pontos, nem qualidade, nem quantidade, e sim, equilíbrio.

Vou citar dois exemplos práticos para você entender onde mora o perigo em cada lado se você seguir ao extremo.

Quantidade

Vamos utilizar o Instagram como exemplo, quem preza muito pela quantidade posta todos os dias, e no final das contas você vê toda aquela quantidade de postagens mas que no fim não dizem nada, posts vazios e sem conteúdo que seja realmente relevante.

Mas não leve isso ao pé da letra, há sim perfis que postam todos os dias, mas que mantêm a qualidade, e a resposta está na equipe, se você consegue postar todo dia e ainda assim manter a qualidade em todos eles, por qual motivo não fazer?

Qualidade

Agora vamos para o outro lado, qualidade, você com toda certeza segue algum perfil que traz os melhores conteúdos, possui uma arte bonita, uma copy matadora, legendas impecáveis, mas que a periodicidade é baixa, aquele perfil que você até esquece que existe e quando tem um post novo você fica até impressionado, como disse anteriormente, existem os pontos fora da curva que conseguem esse alto nível com um periodicidade curta, postando praticamente todos os dias.

Mas você sabia que existe uma fórmula que te auxilia a chegar nesse equilíbrio?

Eu sei que a chance de você gostar de matemática são baixas, mas você vai entender que essa conta é mais lógica do que matemática:

Qualidade + (Quantidade/X) x Esforço sustentado = Sucesso

O divisor, X, na equação indica que você precisa ajustar a quantidade para sustentar a qualidade. O que quero dizer com isso?

Não há dúvida de que é um desafio manter um alto volume de conteúdo de qualidade por um período sustentado. A menos que você tenha uma equipe de conteúdo, pode ser quase impossível produzir conteúdo enquanto você continua administrando seus negócios e gerenciando clientes. Então, você tem que ajustar a quantidade para sustentar a qualidade.

Em suma, a qualidade das suas vendas depende da quantidade e sustentabilidade do seu acompanhamento. O terceiro elemento, esforço sustentado, é o multiplicador que define a duração do seu sucesso no mercado. 

À medida que o comportamento do comprador continua a evoluir, nossos esforços de vendas devem se adaptar.

Ao invés de se envolver em um debate de qualidade x quantidade, saiba usar o equilíbrio, continue a manter a qualidade com sustentabilidade futura – essa é a chave para seu sucesso a longo prazo nos negócios.

Compartilhar o conteúdo