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Como calcular o investimento ideal em Marketing Digital?

Régua medindo uma pilha de moedas.

O Marketing Digital já mostrou todo o seu potencial para aumentar as vendas em um e-commerce ou até mesmo em uma loja física. Porém, aos empreendedores que estão começando a investir somente agora nesse setor, ainda restam algumas dúvidas: Quanto investir em Marketing Digital? Como calcular o investimento ideal em Marketing Digital?

E a resposta é clara: tudo depende do seu mercado, do quanto você tem vendido atualmente e o quanto você tem para investir. Até porque investir uma quantidade maior do que você tem disponível no seu orçamento pode te trazer prejuízos grandes, como dívidas. Em contrapartida, investir uma baixa quantidade em anúncios e campanhas não vai te gerar muitas conversões e, consequentemente, vendas.

Portanto, se você deseja entender como calcular o investimento ideal em Marketing Digital, continue lendo este texto e tenha acesso às fórmulas que vão solucionar os seus problemas.

Como calcular o investimento ideal: baseado no seu orçamento!

É indispensável que você coloque na ponta do lápis todo o seu lucro durante os meses comparado com os gastos com folha de pagamento de funcionários, manutenção de equipamentos, fornecedores, aluguel e etc. Do que sobra, você ainda deve tirar uma parcela para possíveis imprevistos que venham a surgir ao longo do tempo. Somente com todos os possíveis gastos calculados, é que se torna possível visualizar o quanto você pode investir em Marketing Digital.

Muitos acreditam na falsa ideia de que empresas pequenas precisam ter um investimento muito menor, mas na prática não é bem assim que as coisas funcionam! Afinal, empresas pequenas não possuem autoridade e, portanto, para aumentar de forma significativa os seus números é necessário um trabalho bastante estratégico. O ideal é reservar 20% do seu faturamento para ser reinvestido em Marketing Digital.

Como calcular o investimento ideal: baseado nos seus objetivos!

Nessa etapa, o mais importante é que os empreendedores tenham seus objetivos de vendas bem definidos. Pois, somente assim, será possível que especialistas no assunto possam analisar e desenhar estratégias que possam ser eficientes.

Por exemplo, se uma empresa tem como objetivo realizar o lançamento de uma loja online, os investimentos precisam ser altos. Uma vez que será a primeira vez que os clientes poderão realizar compras através de um clique. Anote isso: tudo que é novidade precisa fazer “barulho” para que chegue aos ouvidos do seu público. E fazer “barulho” na internet tem um preço significativo.

Ao contrário, por exemplo, se a campanha é apenas de manutenção das vendas. O e-commerce já foi lançado há alguns meses, as vendas já estão acontecendo com periodicidade e o empreendedor deseja somente manter a constância. Isso, provavelmente, vai exigir um investimento muito menor. Por isso, é ideal que tenha conhecimento dos objetivos, do mercado e do seu produto para que tudo seja desenhado da maneira mais assertiva possível e seu dinheiro seja investido com grandes chances de conversão.

Já trabalho um Marketing Digital, como saber se o meu investimento é o suficiente?

Não são somente novos empreendedores digitais que carregam a dúvida sobre investimentos. Até mesmo quem já está colocando campanhas para rodar no Facebook ou Instagram Ads vive se perguntando se aquela quantidade de investimento é o suficiente ou se até mesmo os resultados valem a pena.

Por isso, vou te ensinar como fazer o cálculo do retorno obtido em cada um dos investimentos. Esse cálculo é chamado de ROI (Return On Investment) e, provavelmente, se você tem pelo menos 1% de contato com Marketing Digital já deve ter escutado sobre ele.

E é de extrema importância ter essa métrica como seu aliado, uma vez que faz com que as empresas sejam mais assertivas na suas estratégias e metas.

Como calcular o ROI?

A conta é bastante simples e sugestiva. Os empresários devem pegar o valor colocado por mês na campanha e subtrair pelo valor gerado na divulgação online. Por fim, dividir o número que resultou com aquilo que foi inicialmente investido. Veja a seguir:

ROI = Lucro – Custo/Custo

Por exemplo, se você produziu uma campanha de lançamento de um e-commerce com o investimento de 20 mil reais que alcançou 200 mil em vendas, veja como ficaria esse cálculo.

ROI = (200.000 – 20.000)/20.000 = 9.

Mas o que significa esse resultado? O número gerado de ROI é a quantidade de vezes que o seu investimento rendeu. Nesse caso, seu investimento inicial rendeu 10 vezes mais. Caso tenha interesse em transformar isso em um métrica em porcentagem, fica claro que existe 900% de lucratividade quando se investe nessa estratégia em uma campanha de Marketing Digital.

E esses números são importantes para que você tenha em mãos a certeza de que está seguindo o caminho e a estratégia correta. Espero que todas essas dicas tenham sido eficientes para que você saiba como calcular o investimento ideal em Marketing Digital.

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