Quem estudou um pouquinho sobre e-commerce ou já tem uma loja virtual há alguns anos já conhece a regra do jogo e sabe exatamente como gerar receita para o próprio bolso. Agora, se você está começando agora, da estaca zero, mas tem vontade de colocar seu e-commerce no ar em breve, a pergunta que deve estar surgindo na sua cabeça é: “como acelerar as vendas online?”, “como fazer minhas primeiras vendas online?”. Não é mesmo?
Então, vou te mostrar de forma bastante fácil e acessível, para que, mesmo sem dominar nada sobre tecnologia, você consiga entender: Como fazer suas primeiras vendas online através de anúncios assertivos e de alta conversão.
Antes de qualquer coisa, é importante que você tenha em mente 3 coisas: Gatilhos mentais, CTA’s bem visíveis e uma boa copy. Esses serão seus melhores aliados neste processo de acelerar as vendas online.
O quanto anúncios assertivos podem ajudar você a fazer suas primeiras vendas online?
Pensa comigo se isso tem chances de dar certo! Você desenvolve todo a sua plataforma de e-commerce, cria um layout 100% atrativo, vai atrás de distribuidor para não faltar produto em seu estoque, mas se esquece do principal: estratégias de Marketing Digital para prospectar possíveis leads.
Sem colocar R$0,01 em anúncios assertivos, pouco provável que seu empreendimento dê bons frutos. É a mesma coisa de abrir um empreendimento físico em um bairro completamente afastado do centro e não realizar nenhuma panfletagem ou campanha com carro de som. Somente os amigos próximos ou a vizinhança saberá da sua existência.
No digital não é diferente! Afinal, se você vende roupas infanto juvenil, as pessoas só irão encontrar o seu negócio se pesquisar no Google e ter paciência para ir até a 2ª ou 3ª página de resultados. Caso contrário, a opção sempre será os seus concorrentes porque ninguém conhece ainda a sua marca.
E é exatamente por isso, que você precisa continuar lendo este texto para aprender sobre como acelerar as vendas online produzindo anúncios assertivos e com alto nível de conversão.
Como acelerar as vendas online com gatilhos mentais?
É simples! Faça uma breve retrospectiva das suas compras nos 2 últimos anos. Quantas vezes você adiantou uma compra porque viu um anúncio ou outdoor dizendo: “Últimas peças”? Ou comprou algo – que nem era tão necessário naquele momento – somente porque estava em uma SUPER LIQUIDAÇÃO?
Mesmo que sem perceber, as pessoas tomam atitudes mais rápidas quando veem anúncios com “Últimas peças”, “Vagas Limitadas”, “Esse preço é somente hoje” ou termos relacionados. Isso são gatilhos de escassez que geram medo na mente dos consumidores. Eles temem deixar essa oportunidade passar e pagar um preço mais caro posteriormente.
Faça este teste em seus anúncios. Promova uma promoção bombástica de lançamento da marca no e-commerce e utilize gatilhos mentais de escassez para saber se o seu público engaja e converte através desta estratégia.
Mas lembre-se: não faça anúncios que são considerados “propagandas enganosas”. Se você colocar em uma publicidade que são as “esse preço é só hoje”, realmente precisam ser um valor abaixo do que você costuma vender. No dia seguinte, a pessoa deverá entrar no seu e-commerce e encontrar um valor maior do que o que você estava oferecendo na promoção.
Como acelerar as vendas online com CTA’s?
Esse botão amarelo “Adicionar ao carrinho” e o laranja “Compre agora com 1-Clique” são CTA’s – ou chamadas para ação, como são conhecidas. Você provavelmente já deve ter visto bastante destes botões por aí, certo?
De todas as dicas que eu estou te oferecendo aqui, está com toda certeza do mundo, é a que você não pode, em hipótese alguma, deixar de fora do seu negócio. Seja em anúncios ou dentro do seu próprio e-commerce, você precisará usá-los – caso queira realmente acelerar as vendas online.
CTA’s no e-commerce!
Nas vendas online você não tem nenhum vendedor ativo que conduz o cliente para o fechamento, quem fará isso são as próprias CTA’s.
Seu cliente se interessou pelo seu produto? Vamos chamar ele para colocar o produto no carrinho. Desenvolve um botão bem grande e chamativo, com uma mensagem clara e direto do que acontecerá se ele clicar ali. Preencheu todas as informações de compra? Cria outro botão grande para que ele finalize a compra.
E assim por diante, conforme for necessário!
2. CTA’s em anúncios!
Você desenvolve um remarketing para pessoas que colocaram o seu produto no carrinho mas, por algum motivo, não finalizaram a compra. A pessoa vê o seu anúncio, gosta, mas o que ela faz depois disso? O que ela tem que fazer para ir direto ao carrinho de compras?
E é exatamente aí que entra a CTA, para direcionar o passo a passo a ser percorrido pelo seu cliente do anúncio para o seu e-commerce e, consequentemente, para a finalização da compra.
Aqui vão algumas dicas para construir uma boa CTA:
Mensagem clara e direta
Um botão atrativo para que a pessoa tenha vontade de clicar
Ter um verbo de ação no início (de preferência no imperativo)
Crie urgência! “Agora” ou “hoje” são ótimas opções.
Como acelerar as vendas online com Copy?
Claro que para que o seu cliente dê a devida atenção que o seu anúncio merece, precisa ter: uma foto chamativa ou o produto que ele deseja. Mas não é somente isso que vai fazer um consumidor clicar e ir para o seu e-commerce. É necessário tocar na dor ou prazer do cliente através de uma Copy bem estruturada e que contorna toda e qualquer objeção do cliente.
Para quem não sabe a Copy nada mais é do que um texto que segue uma determinada estrutura com respostas que podem estar na mente do seu cliente, precisa ser muito atrativo e com grandes chances de conversão.
Somente assim, quando seu cliente estiver completamente convencido de que seu produto ou serviço é a solução para sua dor, ele dará o clique para visitar o seu e-commerce. Certo?
Aqui vão algumas dicas para construir uma boa Copy:
Precisa tocar na dor do cliente;
Responder às possíveis dúvidas dele;
Gerar curiosidade e desejo;
Mostrar que o seu produto ou serviço tem autoridade (prova social).
Portanto, agora que você já sabe o passo a passo de como acelerar as vendas online, você já está pronto para tirar o seu e-commerce do papel. Assim, veja este texto que poderá ajudar você a realizar isso:
Como criar uma Loja Virtual do 0?
Espero que tenha gostado dessas dicas e estarei torcendo para que sua empresa aumente o faturamento através do mercado online.