fbpx

7 dicas para aumentar sua taxa de conversão em 2022

Mesmo depois que os seus produtos já estão validados — ou seja, depois que você já testou a aceitação por parte dos clientes —, não é incomum que um e-commerce tenha problemas com a taxa de conversão.

Em uma loja virtual, diversos fatores podem influenciar para que essa métrica não esteja tão alta quanto o empreendedor gostaria. Por mais que a conversão seja uma “ciência” que nem sempre fornece respostas rápidas, existem caminhos com bastante potencial a serem testados.

A partir de agora vou apresentar algumas dicas sobre como aumentar sua taxa de conversão somente pelo e-commerce.

1. Categorização mais simples

Você já deve ter acessado o site de alguma uma loja virtual e para facilitar o processo de busca você foi em categorias, porém, eram tantas categorias e subcategorias que você ficou ainda mais perdido.

Por isso, o ideal é ser simples e objetivo nesse quesito, afinal categorias são exatamente a primeira filtragem na busca de um produto. 

2. Filtros completos na categorias

De modo simples, este recurso permite que o cliente filtre produtos que estejam em determinada categoria, departamento ou seção específica, assim, realizando a escolha de visualizar somente aquilo que for do seu interesse.

Conheça alguns benefícios de filtro para sua loja virtual:

  • Torna sua loja mais acessível: Os filtros bem elaborados tendem a transmitir uma sensação de comodidade, praticidade e segurança para o cliente na realização de sua navegação dentro da loja virtual.
  • Simplifica a navegação: Os fatores como rapidez e praticidade na realização das filtragem e no carregamento das páginas na loja virtual, são um dos principais fatores que afetam de maneira direta a retenção dos clientes para a loja virtual. 
  • Otimização das estratégias de SEO: As ferramentas de busca estão diretamente ligadas às questões acerca do cadastramento de produtos e SEO. Ou seja, as palavras-chaves selecionadas para serem introduzidas nos títulos, irão influenciar nas vendas da loja virtual. 

3. Descrição mais completa no foco do benefício

Na hora de criar a descrição dos produtos é muito importante que você consiga esclarecer todas as dúvidas do cliente. 

Porém, acrescente também benefícios do produto, ou seja, se o produto é um vestido, mostre detalhes de como ele foi produzido, deixe claro em qual situação a pessoa deve usar aquele vestido, e o principal, mostre ao seu consumidor de modo sutil, o porque ele deve comprar seu produto, e o que ele tem de diferente. 

4. Vídeo do produto na descrição

Mostrar a realidade do seu produto é algo que vem cativando ainda mais os consumidores, que estão cada vez mais exigentes. 

Por isso, mostrar o produto no formato de vídeo, poderá quebrar várias objeções de uma vez. 

Sem contar, que essa estratégia aumenta e muito o desejo pela compra.

5. Avaliações na página de produto

Um dos critérios mais importantes para as compras pela internet  são as avaliações de outras pessoas que já compraram o mesmo produto. 

Isso será ainda mais importante se as marcas que você vende são pouco conhecidas do grande público. 

Apresentar avaliações, tanto positivas quanto negativas, de quem já comprou o mesmo produto é uma forma de passar segurança e transmitir transparência aos interessados. 

Isso ajuda demais a aumentar a conversão. 

6. Melhores condições de logística (frete e prazo)

Uma questão que compromete a taxa de conversão é justamente o prazo de entrega do produto e o frete. Por meios convencionais, como o serviço dos Correios, pode acontecer de ambos serem caros e demorados mesmo quando o cliente se encontra em uma região próxima.

Use a estratégia de frete grátis em algumas categorias de produtos ou inclua na loja toda, porém, com um valor mínimo, isso ajuda no seu ticket médio e também na conversão de vendas. 

7. Vitrine dinâmica, pesquisa inteligente, pop up de retenção

Você sabia que existe uma ordem de importância para as vitrines de um E-Commerce?

Toda Home e Categorias devem ser revisadas para checar se temos essas vitrines prontas:

Mais Vendidos: A ideia dessa é mostrar sua curva A, e facilitar a vida do consumidor em saber em que produto você é forte. Além de mostrar aos indecisos o que mais sai.

Destaques e Lançamentos: O que é de uma loja sem novidades? Ou seja, ter uma frequência de novos produtos mesclados com destaques ajuda ter uma vitrine mais dinâmica e atualizada.

Ofertas: Hora de mostrar o que você tem de Ofertas e Promos! Ideal para ações semanais e incentivar o consumidor a conhecer os produtos com desconto.

Compre também: Hora de aumentar o ticket médio da loja oferecendo produtos relacionados e complementares.

Agora imagine uma ferramenta que pode controlar isso automaticamente para você e ainda deixar sua loja personalizada e diferente para cada usuário que entra!

Tudo isso você encontra na Smarthint. 

Com inteligência artificial que analisa o comportamento do seu usuário, o sistema de recomendação e busca inteligente da SmartHint garante que o seu cliente encontre o que ele procura, aumentando a taxa de conversão da sua loja. 

Quer saber mais sobre a Smarthint? Clique aqui.

Compartilhar esta matéria

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES?

Estamos aqui para ajudá-lo. Por favor, preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você:

©2020 - E-commerce Rocket