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5 dicas para segmentar melhor os seus anúncios no Facebook Ads

A campanha está impecável, os conteúdos estão excelentes, as copys de alta qualidade e as imagens estão perfeitas… Mas ainda assim a campanha não está obtendo os resultados que você esperava. E agora?

Pode ser que seu maior erro esteja em segmentar os anúncios no Facebook Ads! Afinal, a segmentação é o verdadeiro segredo para obter campanhas de sucesso na plataforma.

Não adianta nada ter a sua campanha em perfeitas condições se você não souber segmentar seu público-alvo, pois você não entregará ao público certo e, consequentemente, não obterá o retorno esperado.

É normal sentir que a campanha não está gerando o resultado esperado, que o público correto não está sendo impactado. E nada adianta ficar criando diversos anúncios diferentes se o problema está no usuário que visualiza a sua página, se ele não se encaixa no perfil de cliente da sua empresa. O conteúdo apresentado não será atrativo a ele!

Dessa forma, você pode apostar em alguns truques que o Facebook disponibiliza para lhe auxiliar a segmentar a sua campanha da melhor forma, e é exatamente sobre isso que eu quero falar com você: 5 dicas para segmentar melhor os seus anúncios no Facebook Ads!

1. LISTA COM CLIENTES

Apesar de muito útil, essa dica é baseada na base de clientes já existentes! O próprio Gerenciador de Anúncios do Facebook disponibiliza que você faça um upload da lista de clientes, criando um público personalizado a partir de então. 

Assim, é possível direcionar as campanhas para os usuários que possuem perfis parecidos com o da sua empresa, com quem já é atual cliente da loja, aumentando as chances de comprarem de você.

Para usar o público personalizado, acesse o Gerenciador de Anúncios e vá na sessão “Público”; posteriormente, clique em “Criar público” e selecione a opção “Público personalizado”. Quando a janela abrir, clique em “Lista de clientes” e faça o upload da sua lista de leads. O Facebook te entrega essas informações através de um arquivo .csv, ou você pode copiar e colar os dados apresentados a partir de então. 

Sugestão: apenas a lista de e-mails basta! Mas, se quiser ter maiores resultados, use o maior número de dados possíveis, como nome completo, cidade e telefone.

2. PÚBLICO BASEADO NOS VISITANTES DO SITE

Você também pode segmentar seus anúncios através do público-alvo de acordo com o tráfego do seu site, já que o Facebook cria uma audiência personalizada mediante ao comportamento dos usuários no seu site.

Para isso, é necessário instalar o pixel do Facebook, código para registrar informações com conversões e acessos do site, e utilizar esses dados obtidos para enviar ao Gerenciador de Anúncios.

Depois de instalado, selecione o tráfego do site para criar o público personalizado e, a partir de então, você terá acesso a todos visitantes do site, visitantes de uma URL específica e também saberá o tempo gasto em seu site.

Todos os visitantes do site: nessa categoria, é possível criar um público personalizado, como o próprio nome já diz, baseado nas pessoas que visitaram seu site em um período de 180 dias (depois desse tempo, os usuários são removidos desse público).

Visitantes de uma URL específica: também é possível segmentar o público que acessou determinada URL, como a página dos produtos, por exemplo. Basta inserir a URL em questão ou uma palavra-chave, e você também pode definir uma frequência mínima e filtrar o acesso por dispositivo (aposte nessa estratégia em caso de lançamento, divulgando o produto aos usuários que visitaram produtos semelhantes).

Tempo gasto no site: por fim, também há a possibilidade de segmentar os usuários de acordo com o tempo em que navegaram no site ou na URL específica, correspondendo aos 5%, 10% ou 25% dos usuários ativos (por visitarem seu site com uma maior frequência, há a maior possibilidade desse público demonstrar mais interesse nos seus produtos).

3. LIMITE O PÚBLICO

Há diversas opções para segmentar seus anúncios, porém as mais comuns se dividem em três diferentes categorias: dados demográficos, interesses e comportamentos. E, através dessas categorias, é possível restringir ainda mais os resultados obtidos, por exemplo, você pode direcionar seu anúncio para PAIS, mas, se quiser ser mais específico, pode atingir apenas PAIS DE ADOLESCENTES, além de filtrar melhor seu público.

Sempre que quiser restringir ainda mais o seu público, clique em “Limitar público”, pois a estratégia permite que você atinja uma parcela específica do seu público.

4. MOBILE E DESKTOP

Todos nós já sabemos que os dispositivos móveis são mais usados para acessar a internet, não é mesmo? Sendo assim, é fundamental prestar atenção ao mercado mobile!

Quando for criar campanhas e segmentar o público, sugiro que não faça o mesmo anúncio para campanhas mobile e desktop!

“Mas por que, Diego?”

Bom, para começar, são públicos diferentes! Sim, as pessoas que acessam a rede social no mobile, geralmente não acessam no desktop, e vice-versa. E devido, também, a otimização de imagens, onde cada plataforma conta com determinadas especificações.

5. AUDIENCE INSIGHTS

O Audience Insights é uma ferramenta do Facebook que reúne as informações sobre os usuários, permitindo que você conheça-os melhor e proporcione ótimas experiências a eles.

Depois da opção “Criar público”, você seleciona o público-alvo do seu anúncio e, posteriormente, acessa diversos dados sobre esses usuários. Esses dados são divididos em quatro categorias:

Dados demográficos: informações sobre gênero, idade e também nível de escolaridade dos usuários.

Curtidas: dados sobre outras páginas e perfis que os usuários seguem, para que tenha uma melhor noção do interesse dos usuários.

Localização: apresenta cidades e países que os usuários estão selecionados, inclusive os idiomas utilizados.

Atividade: dados como número médio de comentários, compartilhamentos e interações com os anúncios.

Esses dados são essenciais para segmentar anúncios no Facebook Ads, pois apresentam uma visão mais detalhada do público. Sendo assim, quando for criar uma campanha, consulte o serviço para otimizar seus resultados. Tenha em mente que quando você segmenta seu público, pode alcançar seus objetivos de forma mais rápida.

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