O primeiro passo antes de aprender como configurar o Pixel do Facebook é saber o que é essa ferramenta e como ela funciona.
O Pixel do Facebook é um código de programação que você insere no seu site, loja virtual, blog e landing page para coletar informações que te ajudam a criar anúncios no Facebook Ads.
Com esses dados, é possível obter informações estratégicas como o número de conversões, quais páginas o visitante passou, se ele colocou itens no carrinho e não fechou a compra, entre outras análises que permitem a criação de campanhas cada vez mais assertivas.
Assim, fica claro que essa ferramenta é essencial para o sucesso do seu negócio online. Então, embora exista o senso comum de que essa instalação é complicada, você deve tentar.
Como configurar o Pixel do Facebook
Agora que você já entendeu as vantagens, você vai aprender o passo a passo de como configurar o Pixel do Facebook no seu e-commerce.
Primeiro, acesse o Gerenciador de Eventos do Facebook, procure no canto superior direito por “Adicionar Fonte de Dados” e escolha a opção “Pixel do Facebook”.
Depois, clique em “Criar um Pixel” e coloque um nome, pode ser o nome da sua marca e o objetivo do monitoramento, por exemplo, loja x – conversão. Lembre-se que é possível apenas ter um Pixel por conta.
Depois desse passo, o Facebook vai te fornecer algumas opções de instalação do código do pixel.
A primeira opção é a mais simples e pede para você usar o gerenciador de tags. Se o seu site tem o Google Tag Manager instalado, é só clicar nessa opção e ele fará esse vínculo de forma automática. Fácil e rápido.
A segunda opção é para quem deseja instalar manualmente. Se esse for o seu caso, você deve clicar nessa opção e seguir o passo a passo indicado pelo Facebook.
Primeiro, você copia o código que ele fornece e cola no HTML do seu site. Depois disso, você pode testar se deu certo colocando o link do seu site na mesma página e clicando em “Enviar tráfego do site”.
Após a confirmação, você vai escolher os eventos, ou seja, quais aspectos você deseja monitorar. Essa etapa é muito particular, pois cada e-commerce tem uma estratégia.
Após selecionar cada um deles, o Facebook vai te dar um código para você colocar na página que deseja monitorar. Se você quer analisar a compra, por exemplo, deve colocar o código na página de confirmação.
Caso você queira criar eventos personalizados, você precisa criar um novo evento.
A terceira opção que o Facebook fornece é enviar as instruções para o desenvolvedor do seu site. Se você tem um profissional de TI dedicado ao seu projeto, vale a pena enviar para o e-mail dele.
Eventos personalizados com Pixel do Facebook
Depois de seguir os passos de como instalar o Pixel do Facebook no seu e-commerce, você deve se preocupar com as configurações personalizadas. Como mencionado anteriormente, o Facebook te dá sugestões de eventos, mas você pode personalizá-los.
O segundo maior objetivo de quem anuncia no Facebook Ads, após vender, é otimizar os anúncios para que você converta mais com menos dinheiro. Por isso, é muito importante criar uma estratégia efetiva.
Alguns eventos personalizados que você pode criar:
Remarketing
Neste evento, você pode criar campanhas para pessoas que desistiram de comprar com você por algum motivo. Nesse caso, você pode investir no remarketing, que costuma ser bem efetivo para conseguir novas vendas.
Além de colocar o código na página de carrinho, você também pode colocar na página de produtos e, assim, você criar campanhas para pessoas que apenas visualizaram e não finalizaram a compra.
Rastreamento
Você pode usar o Pixel do Facebook para monitorar a captação de leads, cadastros na newsletter e, claro, as compras. Assim, você consegue saber se as suas campanhas realmente estão sendo efetivas e qual ação o seu cliente está realizando no seu e-commerce.
Perfis similares
Após as análises, o Pixel do Facebook consegue criar grupo semelhantes aos clientes que já se interessaram ou compraram no seu e-commerce. Assim, você consegue converter muito mais, pois está anunciando para consumidores com grande potencial.
Ficou com alguma dúvida? Assista o vídeo completo que eu preparei sobre o Pixel do Facebook!