Cada vez mais, as empresas entendem que precisam investir em anúncios para aumentar os seus lucros, porém elas também cometem muitos erros no Face Ads.
Segundo uma pesquisa divulgada pela Weebly, 62% dos pequenos e médios empresários estão descontentes com os resultados que estão obtendo nessa plataforma.
Se você faz parte desse número, precisa mudar esse cenário e parar de repetir as mesmas falhas que impedem que a sua empresa atinja consumidores potenciais.
Muita gente coloca a culpa na ferramenta por não vender e estar desperdiçando dinheiro. Porém, hoje, você vai saber quais os principais erros no Face Ads e como não cometê-los.
Depois de ler esse artigo, a sua perspectiva sobre a plataforma vai mudar. Continue acompanhando.
Erros no Face Ads mais comuns e que você deve mudar agora!
1. Não saber o estágio de compra do seu consumidor
Você já ouviu falar em funil de vendas? A maioria dos anunciantes já, mas pouca gente pensa em construir anúncios que façam o cliente percorrer todos os estágios de compra. E, esse é um dos maiores erros no Face Ads.
O mesmo anúncio não funciona para todo mundo, porque, assim como pode ter pessoas muito perto de levar o seu produto para casa, também podem existir pessoas que estão vendo o seu produto pela primeira vez. Pode ter certeza: a mesma comunicação não vai atingir as duas.
Assim, é extremamente necessário saber sobre marketing de conteúdo e como aplicá-lo em cada etapa de venda. Você precisa de anúncios para as fases de aprendizado, descoberta, análise do problema, consideração da solução e, enfim, para decisão de compra.
Embora pareça muito trabalhoso, essa estratégia é muito mais efetiva do que falar com todo mundo no mesmo lugar.
Lembrando que é muito importante, antes de começar, segmentar o seu público e entender os interesses da sua audiência.
2. Não acompanhar as métricas do Face Ads
Outro erro no Face Ads que impacta negativamente as suas vendas e o desempenho dos seus anúncios é não acompanhar as métricas.
Tudo na vida é difícil de acertar na primeira tentativa. Então, por que você acredita que o seu anúncio está maravilhoso e bombando sem olhar as estatísticas?
Se o Facebook te dá a oportunidade de acompanhar diferentes aspectos do seu anúncio, por que não usar isso a seu favor?
É imprescindível medir a performance das suas campanhas para poder adequá-las e, assim, ter resultados concretos no seu faturamento. Crie uma estratégia e observe se o seu anúncio está te deixando mais perto do seu objetivo.
Por exemplo, se você quer vender mais, o resultado do seu anúncio não pode ser apenas aumentar o número de acessos no seu site.
Acompanhar as métricas vai te ajudar a fazer testes e saber qual tipo de anúncio funciona melhor para o seu público. Com tempo e dedicação, você verá que gastará muito menos e terá muito mais ganhos.
3. Não investir dinheiro suficiente
Se você está começando, é normal não ter muito dinheiro para investir, mas se você pode gastar mais e não está fazendo isso, você está cometendo um grande erro no Face Ads.
Segundo a mesma pesquisa da Weebly, grande parte dos profissionais de marketing que trabalham com grandes B2C investem em média 26% dos seus orçamentos de marketing em marketing de conteúdo, incluindo o Facebook Ads.
Esse número demonstra que o orçamento é essencial para que você tenha sucesso com as suas campanhas. Principalmente, porque o Facebook não está ali apenas para te ajudar, pois, assim como a sua empresa, ele quer lucrar. Por isso, para tirar o melhor desta plataforma, você precisa colocar a mão no bolso.
O que você pode fazer para gastar menos é otimizar as campanhas, acompanhando as métricas, fazendo testes e instalando o pixel do Facebook.
Achou muito difícil e quer desistir da mídia paga?
Nunca abra mão dos conteúdos pagos pelos orgânicos, o Facebook vem melhorado muito o seu algoritmo, por isso, cada vez mais, ele tem entregado menos conteúdo não pago para as pessoas.
Há registros de que esse tipo de publicação alcançava 16% do público em 2012, mas, em 2015, o alcance chegou a 2,6%. É muito pouco!
Além disso, quando você faz anúncios, quem vê o seu post é um público segmentado por você, por isso, ele está muito mais perto de comprar no seu e-commerce. Já o público orgânico, não traz, nem de perto, o mesmo resultado.
4. Usar a rotina corrida como desculpa
Além de investir dinheiro nas suas campanhas, você precisa parar de cometer outro grande erro no Face Ads: dedicar o mínimo de tempo.
Segundo o mesmo estudo, 74% das empresas reservam no máximo duas horas por semana as estratégias de marketing no Facebook e, desse número, 58% dedicam menos de uma hora.
Não faça parte dessas estatísticas. Se você acha que postar uma vez na semana está bom, você está muito enganado. No Facebook, 4,75 bilhões de conteúdos são compartilhados por dia. É muito fácil o seu post se perder nessa imensidão.
Por isso, você precisa publicar regularmente. Ter uma página desatualizada contribui para que clientes achem que sua empresa fechou ou que ela não é confiável. Se não vai utilizar corretamente, é melhor excluir.
Outra dica é não exagerar nas postagens, o seu anúncio deve aparecer cerca de 3 a 8 vezes para a mesma pessoa. Divulgar mais do que isso, apenas vai servir para incomodar e ter efeito contrário. Por isso, use o bom senso.
Essas são quatro erros no Face Ads que prejudicam muito a performance dos seus anúncios e os seus resultados. Por isso, comece já a mudar a sua postura diante do Facebook e veja os seus lucros aumentarem.