Como elevar o ROI do Facebook Ads: 5 métodos infalíveis
Criar anúncios é muito simples, o difícil é otimizá-los e transformá-los em faturamento de verdade. Por isso, é essencial conhecer os caminhos para elevar o ROI do Facebook Ads.
O que é ROI do Facebook Ads?
O ROI é uma abreviação de Return over Investment, ou Retorno Sobre o Investimento, em português. Esse conceito se refere a quanto você está ganhando com determinado investimento financeiro. Quanto maior o seu ROI, melhor.
Para chegar nesse valor, é necessário fazer alguns cálculos que podem ser usados para medir diferentes fatores dentro da empresa, como efetividade de campanhas de marketing, marketing de conteúdo, aquisição de ferramentas, treinamentos e muito mais.
É essencial saber o ROI para que você possa analisar se aquele determinado investimento está dando o retorno desejado e se vale a pena continuar investindo.
O mesmo vale para o Facebook Ads, que faz esse cálculo para você com base no número de conversões e do valor que você investiu nos seus anúncios. Esse valor é essencial para que você consiga acompanhar e analisar as suas estratégias de marketing.
Como elevar o ROI do Facebook Ads
Para elevar o ROI do Facebook Ads, é necessário otimizar alguns pontos essenciais dos seus anúncios e se planejar muito bem. Saiba agora alguns passos importantes:
Ninguém compra produtos, compra solução
Antes de fazer o seu anúncio, você precisa saber que ninguém compra um produto, mas a solução que ele oferece. Isso mesmo, não adianta ficar descrevendo os seus produtos e não passar nenhuma emoção.
Por exemplo, as pessoas que compram remédios para dores de cabeça não querem saber sobre embalagem, aparência do comprimido, elas compram porque ele oferece alívio para a dor.
Assim, se os seus anúncios não estão obtendo os resultados desejados, aposte em imagens que transmitam emoção e textos persuasivos para elevar o ROI do Facebook Ads. Foque na solução e experiência que o seu produto oferece. Você está falando com pessoas, não esqueça disso.
Crie boas segmentações
O Facebook te entrega uma série de informações valiosas sobre o público e ele não faz isso à toa. Para anúncios funcionarem, é primordial existir personalização.
Não é possível criar anúncios de alto valor pensando apenas em dados demográficos. Você pode explorar todo um universo de segmentações se souber quem é o seu cliente.
É essencial conhecer o seu público para definir os grupos que devem ver o seu anúncio. É possível escolher pessoas de acordo com as páginas que elas seguem, serviços que contratam e até com comportamentos anteriores de compra.
Você tem acesso a tudo isso e precisa começar a usar!
Considere o funil de vendas
Nem todos os seus anúncios precisam ser fundo de funil. É isso mesmo, você pode deixar rodando anúncios com diferentes objetivos e conectá-los utilizando técnicas de storytelling.
Essa estratégia é conhecida por oferecer boas histórias e quem não gosta de uma boa narrativa? Por isso, leve essas técnicas para os seus anúncios e os torne mais pessoais.
Depois, é só configurar o mesmo grupo para receber esses diferentes anúncios e ir soltando as campanhas de acordo com a caminhada das pessoas pela jornada. Você vai ver que as chances de elevar o ROI do Facebook Ads vão aumentar muito.
Fale com quem já te escuta
Você sabe o que isso significa no universo dos anúncios? Que você precisa fazer retargeting e remarketing. Todo bom vendedor, empresário e estrategista sabe que é muito mais fácil vender para quem já tem interesse nos seus produtos.
Você escolheria ofertar a sua mercadoria para pessoas que entram na sua loja e remexem as prateleiras ou para pessoas que estão lá do outro lado da rua e nem olham para a sua vitrine?
A pergunta parece idioma, mas existem pessoas que acenam para as que estão lá longe e nem enxergam o potencial que existe bem debaixo dos olhos delas.
Por isso, não seja essa pessoa. Para elevar o ROI do Facebook Ads, planeje estratégias para clientes que já visitaram o seu site ou até chegaram a colocar um produto no carrinho e desistiram.
Assim, você estará falando com pessoas mais preparadas e prontas para consumir o seu produto. E, é justamente para fazer isso que serve o Pixel do Facebook (para saber mais sobre essa ferramenta, clique aqui), ferramenta gratuita disponibilizada pela rede social.
Não seja afobado, seja estratégico
“Meu Deus, minha campanha está rodando muito mal, vou cancelar!”
Ninguém otimiza anúncios se não tiver nada para analisar. Por isso, você precisa deixar a sua campanha rodando um tempo para que consiga identificar os pontos fracos e melhorar. Mas é importante não deixar o anúncio esquecido, durante esse tempo você precisa fazer análises e testes.
É só por meio dessa ação estratégica que você consegue avaliar se os textos estão funcionando, se as imagens estão envolvendo o seu público, se você está anunciando para as pessoas certas e muitas outras coisas.
Está na dúvida? Teste. Quer saber se algo funciona? Teste. Quer saber qual a melhor opção? Teste!
Não existe uma fórmula mágica para fazer anúncios de sucesso, mas, seguindo todos esses passos, você conseguirá elevar o ROI do Facebook Ads. Gostou dessas dicas? Leia mais conteúdos como esse no Blog!