Muitas pessoas acreditam que o Facebook e o Instagram Ads são a mesma coisa, pois utilizam a mesma plataforma para fazer as campanhas: o gerenciador de anúncios. No entanto, quem está veiculando a mesma campanha nas duas redes sem estratégia, com certeza, está perdendo dinheiro.
Isso acontece porque existem algumas diferenças entre Facebook e Instagram Ads que são cruciais para que você converta mais e conquiste novos clientes. No artigo de hoje, eu vim acabar com aquele mito de que é melhor estar nas duas redes do que estar em uma só: tudo depende do seu negócio.
Semelhanças entre Facebook e Instagram Ads
A primeira semelhança entre as duas redes é que as duas pertencem ao mesmo dono: o Facebook. O Instagram foi criado em 2010 por Mike Kriege, um brasileiro, e Kevin Systrom. Em 2011, o aplicativo para publicar fotos com filtros nas redes sociais foi escolhido pela Apple como melhor aplicativo do ano.
Como Mark Zuckerberg é um empresário ligado em inovação e conhecido pelo senso de oportunidades, não demorou para que ele se interessasse em comprar a ferramenta. Nessa brincadeira, o Facebook pagou US$ 1 bilhão pela rede social. Hoje, segundo analistas, a marca já vale US$ 100 bilhões. E, diferente do Facebook, continua crescendo.
Outra coisa que a duas redes têm em comum é que elas utilizam a mesma plataforma para fazer campanhas: o Gerenciador de Anúncios, que está localizado no Facebook. Assim, independente de onde o anúncio será veiculado, você precisa utilizar essa plataforma.
É nesse momento de criação do anúncio que as pessoas caem na tentação de colocar a mesma campanha tanto no Instagram como no Facebook. Entretanto, nem sempre esse é o melhor caminho.
Continue lendo para saber porque você não deve fazer isso sem pensar antes.
Diferenças entre Facebook e Instagram Ads
Existem algumas diferenças entre o Facebook e Instagram Ads que você precisa levar em conta para anunciar.
O Facebook é uma rede que entrega mais possibilidades para as empresa. Nele, você pode criar uma fan page para a sua marca e anunciar em diversos posicionamentos, como, por exemplo, no feed, na lateral, nos stories, enfim, em vários lugares.
Você pode criar campanhas com diversos objetivos, como conseguir curtidas na sua página, levar os usuários para o seu site ou landing page, incentivar o engajamento na publicação, focar em conversão, fazer ofertas e até motivar a participação em eventos.
No Instagram, não há tantas opções de veiculação de anúncios como o Facebook, porém as campanhas mais visuais tendem a ter mais sucesso no Instagram, principalmente, porque essa é a principal característica da rede.
Uma boa dica é apostar em fotos de rotina. Como essa é uma rede mais casual, mostrar imagens que transmitam os valores da empresa ajudam a criar proximidade com o seu cliente. Outra estratégia interessante é fazer anúncios em carrossel, que parecem slides e que valorizam as imagens.
Os vídeos são uma excelente estratégia tanto no Facebook quanto no Instagram, mas para o Insta, em especial, vídeos curtos, simples e com apelo visual convertem muito bem.
Diferença de público no Instagram e Facebook
Além dos formatos, uma coisa muito importante na hora de anunciar em qualquer uma dessas redes é saber onde o seu público está.
Segundo pesquisas, embora o Facebook tenha muito mais usuários do que o Instagram, o seu público é majoritariamente formado por homens de 25 a 34 anos. Já o Instagram, atrai pessoas mais jovens, que são geralmente homens e mulheres de 18 a 34 anos.
Assim, se o seu público for mais novo, vale a pena testar as duas redes, mas se o seu cliente ideal é mais velho, você tem mais chances de atingi-lo utilizando o Facebook.
O mobile é essencial, principalmente no Instagram
Outro fator importante que influencia nos anúncios é se o seu site é adaptável para mobile. Além de ser uma fator essencial de otimização, ele é imprescindível para anúncios de Instagram. Dificilmente você vai encontrar uma pessoa que utiliza essa rede social pelo desktop.
Por isso, as suas landing pages precisam ser adaptáveis às telas dos celulares, se não, mesmo atraindo o interesse do cliente, ele não irá uma converter. Assim, os gastos com anúncios serão jogados no lixo.
CTA’s
Como já foi dito anteriormente, o público do Instagram é mais jovem e, consequentemente, possuem menor renda do que os usuários do Facebook. Por isso, ao criar chamadas de ação no Instagram, dependendo do seu produto e estratégia, é mais válido usar “leia mais”ou “saiba mais” do que ‘compre”.
Enquanto, no Facebook, é mais válido apostar em chamadas que levem direto para a conversão.
Entendi as diferenças entre Instagram e Facebook Ads, mas qual deles é melhor?
Talvez você fique desapontado com a resposta, mas é: depende!
Como não existe fórmula mágica para fazer um anúncio funcionar, você precisa testar. É claro que você pode utilizar todas essas diferenças para criar a uma estratégia de anúncios mais assertiva logo de cara, mas é importante avaliar os resultados.
Para complementar esse blog, eu fiz um vídeo falando sobre esse assunto. Assista já!