O dia das mães é uma data de extrema importância para o comércio, e vem ganhando cada vez mais destaque no calendário dos e-commerces. Portanto comece o quanto antes a preparar seu e-commerce para essa data tão especial, pois é muito difícil alguém deixá-la passar em branco. Então “mão na massa”, e vamos vender!
Dias das mães e o E-commerce
Os dias das mães é uma data muito forte no Brasil e no mundo. E com as mudanças no comportamento dos consumidores, que diga se de passagem, está sempre se alterando, as lojas virtuais ficaram ainda mais na expectativa com a chegada desta data. As flores que antes eram um presente, hoje se tornaram um complemento, e os consumidores têm optado por produtos mais duradouros, afinal, as mãezinhas merecem, não é mesmo?!
No ano de 2020, o faturamento alcançado pelo e-commerce no período que antecede a data, foi maior que o dobro, comparado ao ano de 2019. O faturamento foi de R$ 2,78 bilhões para R$ 6,02 bilhões, segundo pesquisa feita pela Social Miner.
E, de acordo com a mesma pesquisa, vale ressaltar que as mulheres foram responsáveis por 54,8% dessas compras.
O que oferecer no meu e-commerce para o dia das mães
Neste ano de 2021, o dia das mães cairá no segundo domingo do mês de maio, dia 09 de maio. Então agilize, e deixe seu e-commerce prontinho para as vendas, faça promoções, monte kits, dê cupons de desconto, frete com valor fixo, dependendo da região pode compensar, ou até frete grátis, contudo verifique se vai compensar, beleza?
Quais os melhores nichos para vender no dia das mães
Não são todos os nichos que estão propensos a vender mais nesta data. Contudo, isso não é uma regra, todos os nichos devem apresentar promoções para qualquer data sazonal, independente dos produtos que oferecem, mesmo porque, o consumidor possui o poder de comprar o que ele desejar, mesmo não sendo tão convencional.
Dito isso, segue uma lista de nichos bastante relevantes e com grande poder de potencializar vendas:
- Roupas femininas,
- Lingerie;
- Artigos de decoração;
- Maquiagens;
- Perfumaria;
- Sapatos femininos;
- Jóias e Bijuterias;
- Eletrodomésticos;
- Revelação de fotografias;
- Livrarias;
- Vinhos;
Se você possui um e-commerce em algum desses segmentos, suas chances de vender mais são muito altas.
Como captar mais clientes para o seu e-commerce e vender mais
Agora chegou a melhor parte da matéria, e se você chegou até aqui, tenho certeza que irá aplicar essas dicas em seu e-commerce.
1) Faça campanhas de marketing
Fazer uma boa campanha de marketing é essencial para aumentar seu faturamento em datas comemorativas. Invista em anúncios pagos em suas redes sociais, um bom planejamento de marketing e uma boa gestão de tráfego conseguirá captar os clientes certos e afunilados para dentro do seu e-commerce. Aí meu amigo, já é meio caminho andado.
2) Capriche na identidade visual
O dia das mães é uma data muito especial, tanto para a mãe, quanto para o filho. Uma data tão emotiva merece uma identidade visual clássica e que transmita amor.
É necessário que a identidade visual, se destaque, e se diferencie dos demais concorrentes, para uma possível retenção de clientes.
3) Invista
O alcance orgânico nos canais de venda é muito baixo, portanto, é necessário reservar um investimento para esses canais. Garantindo, assim, audiência para seu e-commerce.
4) Faça promoções
Não é uma regra fazer promoção em datas sazonais, ainda mais numa data como essa que já possui alta demanda, porém, as promoções chamam muito a atenção dos consumidores, e se caso, seu concorrente usar essa estratégia e você não, ele já estará saindo na sua frente, e tem mais chance de vender que você. As pessoas procuram muito por descontos, ou brindes, enfim, algo que faça elas se sentirem confortáveis com aquela compra., ainda mais levando em consideração que estamos vivendo numa pandemia.
5) Segmentação do público alvo
Não devemos falar de marketing, sem citar o público alvo, pois todas as suas vendas vão depender do quanto seu público está segmentado. Ao fazer os anúncios de suas campanhas é preciso que esse público esteja altamente segmentado, pois com as pessoas certas sendo impactadas pelos seus anúncios, a chance de conversão é bem maior.
6) Kits de Produtos
Essa é uma boa estratégia para aumentar seu ticket médio e faturamento total. Faça kits de produtos que se relacionam, podendo aplicar descontos no valor total de todos eles, isso atrai muito os clientes.
Essa estratégia fará com que o cliente leve mais produtos da sua loja, e consequentemente, aumentará seu ticket médio.
7) Frete Acessível
Chegamos num ponto crucial, se o cliente irá de fato concretizar a compra ou abandonará no carrinho, como sabemos que acontece muito. Um frete acessível faz total diferença, afinal quem nunca foi comprar e desistiu devido ao frete muitas vezes ficar até mais caro que o próprio produto?
Portanto, faça boas estratégias para que o cliente fique feliz e finalize a compra, fretes de valor fixos para determinada região são muito bem vindos, e dependendo da compra, porque não oferecer um frete grátis? Mas, tome cuidado, faça tudo planejado, para não oferecer mais do que se pode.
8) Pós Venda
É por último, mas não menos importante, o famoso pós venda. Não é só vender e “bye bye” cliente. O cliente precisa se sentir especial, tenha um pós venda eficiente, dê garantias do seu produto, um cupom de desconto para próxima compra, mande no e-mail dele uma avaliação do seu produto, mostre-se interessado em saber se ele está feliz com a compra que realizou, enfim dê todo o respaldo que seu cliente merece, dessa forma é muito provável que ele irá comprar com você novamente.
Agora que você já leu todas essas maravilhosas dicas, aplica-as em seu e-commerce,
e prepare-se para vender, vender muito.