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Como trabalhar com os Correios em sua loja virtual

Você vende online, ou pretende vender? 

Se você tem uma loja virtual e o assunto é frete, é provável que você precise dos Correios para entregar seus produtos.  

Nesta matéria separei algumas dicas de tudo o que você precisa fazer para começar a trabalhar com o Correios de forma que seus clientes tenham uma boa experiência com o recebimento de suas compras. 

Como funcionam os Correios em lojas virtuais

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), é sem dúvida o serviço mais popular de frete no Brasil. Com soluções pensadas para diversos tipos de negócio, a empresa é bastante utilizada entre os empreendedores para o envio de mercadorias. 

O trâmite é bem simples para a postagem das mercadorias, primeiro é necessário fazer a cotação do envio, para isso precisa-se de algumas informações como: CEP dos destinatários e dos remetentes; peso do produto + embalagem e medidas do produto de acordo com a embalagem (altura, largura e comprimento). 

Após esse processo, a calculadora de frete dos Correios passará um valor e um prazo para a entrega. Depois disso é só levar o produto para ser postado em uma agência dos Correios de sua preferência, ou através da coleta em seu endereço, isso pode variar de acordo com o serviço que você contratar.

Segue abaixo, as modalidades de envio dos correios para lojas virtuais: 

Há diversas modalidades de frete, que atendem desde pequenos negócios até grandes empresas. Assim, os donos de lojas virtuais podem apresentar as opções de envio aos seus clientes, oferecendo uma experiência de compra mais personalizada. 

Os serviços de envio disponibilizados pelos Correios são:

  • PAC: serviço de entrega econômica com o prazo de cinco a sete dias úteis em todos os municípios;
  • PAC Mini: opção de envio dos Correios voltada para pacotes de peso de até 300g, medidas de até 24cm (comprimento), 16cm (largura) e 4cm (altura) e valor máximo de R$ 100,00;
  • Sedex: serviço de entrega rápida, com prazo de três a cinco dias em todos os municípios;
  • Sedex 12: entrega com prazo até as 12h do dia útil seguinte ao da postagem do produto;
  • Sedex 10: entrega com prazo até as 10h do dia útil seguinte ao da postagem do produto
  • Sedex Hoje: entrega garantida no mesmo dia da postagem para objetos enviados para a mesma localidade se postados até as 13h e para objetos destinados a localidades diferentes se postados até as 11h.

Uma dica importante é que cada tipo de envio tem uma limitação de peso e altura para os pacotes, então antes de contratar um frete, verifique as dimensões e o peso, beleza?

Contrato com os Correios: Como funciona?

Ter um contrato com os Correios é uma maneira de facilitar a logística de envios do seu negócio com a transportadora, afinal com a contratação você contará com alguns benefícios exclusivos, como por exemplos:

  • Redução de tarifas em até 12%;
  • Acesso ao SIGEP WEB (sistema de gestão de frete próprio dos Correios);
  • Postagens em agências próprias e franqueadas;
  • Logística reversa (para trocas e/ou devoluções de produtos);
  • Pagamento mensal;
  • Coleta dos pacotes no seu endereço.

Mas antes de fechar um contrato com os Correios, é importante verificar em qual momento está sua empresa, avalie os pontos positivos e negativos dos serviços oferecidos por eles, e veja se faz sentido você fechar esse contrato.

 4 Benefícios dos Correios para as lojas virtuais

1. Cálculo do frete online

Com os correios você pode calcular o frete de envio de forma rápida e prática, podendo fazer cotações de envio através do site da empresa, ou caso sua loja virtual já for integrada com os Correios, seu cliente mesmo pode fazer o cálculo no momento da compra.

2. Rastreamento fácil

A partir do momento da postagem os Correios já disponibilizam o código de rastreamento, assim você pode fornecer essa informação ao seu cliente, e o mesmo pode acompanhar as etapas de entrega sem que seja necessário entrar em contato direto com a sua loja, o que irá consequentemente diminuir a taxa de contato dos seus canais de atendimento e ter a código de rastreamento logo em seguida a postagem, torna a experiência do seu cliente muito boa.

3. Logística Reversa

A logística reversa é um benefício muito valioso para lojas virtuais, já que trocas e devoluções costumam ser rotineiras.

Os Correios possui alguns fluxos alinhados para garantir que você consiga gerenciar esses casos com praticidade.

4 . Flexibilidade

Com tantos tipos de envio, o seu cliente tem mais opções e flexibilidade no momento de escolher a forma de entrega. Esse é um ponto muito positivo para que o cliente finalize a compra, afinal ele pode escolher o tipo de frete que quiser, podendo optar por um  frete mais econômico e a chance dele concluir a compra é maior.

Conclusão

Após ler o que foi mencionado nesta matéria você estará mais apto a decidir se trabalhar com os Correios, surtirá efeito positivo ou não à sua loja virtual. Então analise seu negócio e veja em qual momento ele está, e faça o que for mais viável para você e claro, para o seu negócio.

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