Para compreendermos o que é posicionamento de marca e entendermos sua importância para empresas que desejam se tornar competitivas no mercado, é preciso conceituar alguns termos como marca e branding.
O que é branding e marca?
De uma forma bem simples, marca é a representação simbólica que identifica um determinado produto, entidade, evento ou empresa, fazendo com que o público seja capaz de identificar de imediato ao que se refere.
Marca é o símbolo que, por si só, faz com que qualquer pessoa saiba do que se trata, passando também todo um conceito, experiência e valores que envolve o produto, serviço ou organização.
Branding, ou gestão de marcas, é uma estratégia referente ao processo de construção de uma marca e da imagem da marca em si, procurando evidenciar e fortalecer o poder dessa marca, como também agregar valor.
O branding tem o objetivo de influenciar no comportamento dos consumidores, associando emoções, características e sentimentos ao negócio e à relação entre essa marca e ao público.
Então, branding é, na verdade, a percepção que seus clientes tem em relação à sua marca. A ação será então destacar os valores que a marca pretende passar aos clientes, fazendo com que se destaque dos concorrentes. Mas, afinal, o que é posicionamento de marca?
O que é posicionamento de marca?
Entendido o conceito sobre o que é marca e branding, a pergunta que segue é: o que é posicionamento de marca?
De maneira bem simples, podemos dizer que posicionamento de marca é o processo contínuo de colocar sua marca no coração e na mente de seu público alvo.
É o espaço único que uma marca ocupa no cérebro dos clientes.
Um posicionamento de marca eficaz pode ser definido como o grau em que uma marca é sentida como positiva, única e confiável na mente dos consumidores.
Por meio do posicionamento de marca você faz com que os valores compartilhados sejam a principal razão para seu público se relacionar com uma marca. As vantagens e os diferenciais oferecidos precisam ser relevantes para o público que se pretende atingir.
Entendeu o que é posicionamento de marca?
Dicas para criar um forte posicionamento de marca
Antes de mais nada, para que sua marca tenha um posicionamento de sucesso, você precisa identificar:
- quem é seu público-alvo;
- o que o seu produto/serviço pode proporcionar ao seu cliente;
- qual o posicionamento atual de sua marca;
- qual o seu diferencial em comparação à concorrência;
- identificar o que torna sua marca especial;
- crie uma declaração de posicionamento: são uma ou duas frases que comunicam o valor exclusivo da sua marca aos seus clientes em relação aos seus principais concorrentes;
- como quer que sua marca seja reconhecida.
A partir disso, você poderá desenvolver uma estratégia para que sua persona identifique as características que você definiu, após as conclusão das análises acima feitas.
Para garantir que tudo ocorra como o esperado, siga as 3 dicas abaixo.
1. Pesquisa
Avalie seus concorrentes e veja como sua empresa, produto ou serviço, está posicionado em relação a eles.
Analise e veja como pode superá-los, como pode se sobressair no mercado e fixar sua marca na mente dos clientes.
2. Autenticidade
Seja autêntico!
O posicionamento da sua marca será o reflexo do que você quer que as pessoas pensem em relação à sua empresa.
Incorpore valores da empresa e mantenha sempre em alta a credibilidade e a confiabilidade de sua empresa. Cumpra suas promessas!
3. Faça sempre ajustes
Sempre que possível e necessário, faça ajustes para que sua marca se mantenha sempre em alta e na cabeça dos seus consumidores.
Caso perceba alguma falha na comunicação ou um feedback não satisfatório, resolva de imediato. Um cliente não satisfeito pode jogar por terra todo um trabalho.
O posicionamento de marca é o que estabelece o vínculo entre o cliente e o produto oferecido, razão pela qual os clientes compram uma determinada marca cujo produto não difere necessariamente dos concorrentes.
Atenção: Sua estratégia de posicionamento só será válida se for aprovada pelo cliente.
A importância do posicionamento de marca para sua empresa
Entendido o que é e como implementar o posicionamento de marca, que tal conhecer alguns motivos pelos quais o posicionamento de marca pode ser fundamental para seu negócio?
Cria diferenciação de mercado
Mostra para seu público alvo o que o diferencia sua marca dos outros concorrentes, resolvendo uma necessidade não atendida ou oferecendo algo desejado, por exemplo.
Economiza tempo
Seu público alvo não quer perder tempo entre escolhas. Se sua marca tem um bom posicionamento no mercado, a escolha já está feita!
Seu público alvo já sabe, confia e acredita na sua marca, no seu produto.
Consciente ou mesmo inconsciente, o posicionamento da marca desencadeia uma resposta emocional do seu público-alvo.
Mostra o valor da sua marca
O valor da sua marca é o que você pode oferecer aos seus clientes, como seu produto satisfaz as necessidades e desejos da melhor maneira, e como as opções oferecidas pelos concorrentes não são satisfatórias. Com isso, cria-se uma fidelização à sua marca.
O posicionamento não é algo que você faz, mas o resultado da percepção do seu cliente sobre o que você faz. É uma experiência de co-autoria com os clientes.