Com certeza, um grande indicador do seu e-commerce é a taxa de carrinhos abandonados, e isso pode revelar muito sobre nosso site, por exemplo, o valor alto de frete, não aceitar uma forma de pagamento, esses itens são determinantes para a pessoa optar por comprar com você ou não, mas nesta matéria eu vou te apresentar as estratégias para converter um carrinho abandonado.
1. Utilize notificações
Você pode utilizar uma notificação pop up para quando a pessoa estiver saindo da página, nela você traz o carrinho para a pessoa poder acompanhar tudo o que ela inseriu até o momento, sendo algo chamativo ao momento em que ela estiver pensando em sair do seu site.
Outra forma de notificação que você pode utilizar é o senso de urgência, este é um gatilho mental muito forte, onde a pessoa sente que não pode perder aquela promoção por tempo limitado, incentivando a finalização da compra. Essa notificação aparece nos e-commerces em forma de relógio ou cronômetro em um lugar de fácil visualização.
2. Estratégias de remarketing
Os anúncios dinâmicos, seja no google ou nas redes sociais são ótimas estratégias para recuperação de carrinho abandonado. Aposto que você já entrou em algum e-commerce e após sair do site você viu aquele produto no Instagram, no Facebook, quando você acessa pelo computador, ele aparece na aba lateral dos sites e até mesmo no anúncio do Youtube, essa é a estratégia de remarketing, e quando você vê o produto, a chance de você voltar e realizar a compra é mais alta, afinal, aqueles anúncios ficam te seguindo.
3. Mensagem de WhatsApp
Quando o e-commerce ainda está no início e não possui um volume de vendas muito grande, a possibilidade de enviar uma mensagem no WhatsApp para o seu cliente é uma boa opção para entender as objeções do seu cliente, e ter esse contato é importante, podendo converter os seus carrinhos abandonados.
Mas Diego, quais são os fatores para abandonar o carrinho?
São 3 principais fatores que fazem o seu cliente abandonar o carrinho, sendo eles: acesso, forma de pagamento e frete.
Vamos começar pelo acesso, atualmente a maioria dos acessos são feitos por dispositivos mobile, afinal, o celular é o companheiro do dia a dia da maioria das pessoas, e um erro crucial no desenvolvimento do e-commerce é não pensar na otimização para celulares, dificultando o acesso e não tornando o site atraente para seu cliente.
O segundo ponto é a forma de pagamento, quando a pessoa está na página de checkout e não vê a forma de pagamento que seja conveniente, ela abandonará o carrinho e desistirá da compra, por esse motivo, procure oferecer uma gama que seja atraente para o seu cliente, ofereça o pagamento por cartão, boleto, PIX, enfim, assim ela não terá objeção quanto ao pagamento.
O terceiro ponto e talvez o mais determinante, é o frete. Dentro dele temos três principais objeções, valor do frete maior que o esperado, tempo de entrega longo e compra mínima para entrega grátis, por isso, é de suma importância que você tenha opções de frete pelos Correios e com outras transportadoras que oferecem opções de frete mais rápido e mais barato para o cliente.
Utilizando essas estratégias para converter os carrinhos, e colocando em prática essas ações que impedem o abandono de carrinhos, você verá sua taxa reduzir de forma gradual, faça isso pelo seu e-commerce.
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