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Como contar histórias culturalmente relevantes para nossa era de mudanças extremas

Vivemos em uma era de mudanças extremas. Temperaturas crescentes, conflitos geopolíticos e convulsões sociais apresentam desafios formidáveis ​​para pessoas e sociedades. E isso se soma a uma pandemia global que trouxe mudanças profundas em nossas vidas físicas, mentais e espirituais.

Para entender como a cultura está mudando em meio a toda essa mudança, o Facebook IQ encomendou uma pesquisa global e a combinou com um pensamento prospectivo e uma análise de conversas anônimas de mídia social e sinais comportamentais, como hashtags, que são usados ​​em todo o mundo.

À medida que as pessoas ressurgem da pandemia, a pesquisa mostrou que elas expressam o desejo de buscar um significado maior em suas vidas. Trinta e sete por cento dos entrevistados de um estudo Meta Global Foresight com a Mintel disseram que o COVID-19 os estimulou a reavaliar seu propósito e prioridades, enquanto 65% agora esperam mais do trabalho e da vida.

Da mesma forma, os consumidores estão reavaliando seu relacionamento com as marcas. Eles querem que suas compras reflitam não apenas suas necessidades imediatas de compra, mas também o desejo de construir um mundo melhor. Globalmente, por exemplo, 69% dos entrevistados do estudo Foresight acreditam que as marcas devem se preocupar com o meio ambiente, fornecendo produtos de vida sustentável para os consumidores e opções de turismo ecologicamente corretas para atividades de lazer. À medida que os Millennials ecologicamente corretos se aproximam de seus anos de pico de gastos, a pesquisa sugere que eles responsabilizarão as empresas.

Muitas vezes não é fácil, mas os líderes de marketing e estrategistas de marca devem se esforçar para entender essas importantes mudanças culturais – e o que as está impulsionando – para responder com inteligência e empatia. As marcas mais nítidas refletem e refratam essas mudanças, aprimorando essas novas direções com narrativas que mudam percepções, promovem a cultura e abrem caminho para um mundo mais gentil, o tipo de lugar onde queremos viver.

Inspirados por vários temas importantes identificados na pesquisa, quatro recomendações principais surgiram para os profissionais de marketing ajudarem a refinar a narrativa da marca com maior relevância cultural.

Conecte-se experiencialmente 

O valor da conexão humana nunca foi tão grande, mas a forma dos relacionamentos modernos é mais flexível – desde como as pessoas se envolvem com seus dispositivos até as maneiras como se encontram, amam,  e interagem umas com as outras. Convide seu público a interagir com sua marca, criando experiências participativas, práticas e emocionais. Por exemplo, a Sephora Collection foi lançada durante a pandemia, quando as lojas estavam fechadas e as pessoas não podiam experimentar os perfumes. A Sephora voltou-se para a AR sensorial, trabalhando com um neurocientista para desenvolver recursos visuais que desencadeiam memórias olfativas.

Colabore para o sucesso

Recentemente, muitos de nós redefinimos o que significa sucesso. Como resultado, a criatividade foi desencadeada, impulsionada pelas redes sociais, computação acessível e poderosa e a crença de que todos podem ser criativos. Essa mudança oferece uma oportunidade de trabalhar com uma nova comunidade de criadores. Não importa o seu objetivo comercial, há uma grande chance de você conseguir fazer isso de forma mais criativa com um parceiro que se conecta com seu público. 

Havaianas, popular fabricante de calçados, fez parceria com diversos criadores – como pessoas de diferentes gêneros, orientações sexuais, idades e raças – e descobriu que isso aumentava a inclusão em seus designs. Como resultado, as campanhas levaram a uma taxa de conversão 57% maior.

Inclusão campeã

Autenticidade e autoexpressão se expandem e evoluem, à medida que as pessoas se afirmam de maneiras ricas e multifacetadas. Globalmente, 42% dos entrevistados dizem que sua nacionalidade, etnia, país de origem ou raça são mais importantes para sua identidade agora do que há um ano – e as populações da Geração Z e da geração do Milênio sentem isso ainda mais fortemente. Para criar um marketing mais autêntico e inclusivo, e alcançar pessoas cujas experiências possam expandir a sua. Não caia na armadilha de criar personas — elas não se aprofundam o suficiente em um mundo de identidades diversificadas.

O mundo está mudando rapidamente, mudando nossos valores e comportamentos. A mensagem da sua marca deve refletir essas novas realidades. Melhor ainda, como profissionais de marketing, use seu poder para ajudar a educar os clientes, orientá-los nessas mudanças e fornecer um pouco de inspiração para agir. O futuro é nosso para construirmos juntos.

Michelle Klein é vice-presidente de marketing de negócios globais da Meta.

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