Ao lado de indicadores como ticket médio e volume de transações, a taxa de conversão
é uma das métricas mais importantes para avaliar o desempenho do seu e-commerce. Isso
porque a informação permite que você compreenda como, de fato, o público-alvo está se
comportando diante do seu planejamento estratégico de vendas.
Aumentar a taxa de conversão significa, em última análise, aumentar o volume de vendas
e a participação no mercado. Por isso, entender claramente como essa métrica é calculada
e o que é possível fazer para melhorá-la é fundamental para aperfeiçoar a performance da
loja virtual. Saiba mais!
Entenda o conceito de taxa de conversão
A taxa de conversão é um indicador bastante eficaz para compreender o desempenho de
vendas do negócio. A métrica é expressa pela relação de conversões em relação ao
número de visitas, e o cálculo do percentual é obtido dividindo o número de conversões
pelo número de visitas e multiplicando o resultado por 100.
Quer um exemplo simples? Vamos supor que utilizando uma estratégia de marketing ou de
vendas qualquer você consiga atrair um total de 800 novos visitantes para o seu e-
commerce. Desse total, 40 compraram algum produto. Logo, a taxa de conversão é de 5%,
já que 40/800*100 = 5.
É importante considerar que, embora seja o mais comum no segmento de e-commerce, não
necessariamente a taxa de conversão precisa estar ligada ao fechamento de vendas, mas à
concretização da ação definida no planejamento, que também pode ser também baixar
um e-book ou preencher um formulário com informações de contato, por exemplo.
Na verdade, o objetivo da taxa de conversão é verificar como a estratégia que você está
utilizando funciona e oferecer uma visão mais clara do comportamento do seu público-alvo
quando exposto a ela, garantindo subsídios para o reforço de determinadas ações ou para
eventuais mudanças de rota.
De acordo com a Compass, empresa especializada em consultoria de planejamento
estratégico do varejo eletrônico brasileiro, a taxa de conversão média no e-commerce é
de 1,33%. Por isso, estar atento a esse parâmetro é importante para entender se sua
estratégia está atingindo resultados similares às boas práticas do mercado.
Taxa de conversão: como aumentar esse indicador
Agora que você já conhece melhor o conceito de taxa de conversão e compreendeu a
importância de manter esse indicador em alta para o desempenho do e-commerce, entenda
o que é possível fazer para melhorar essa métrica:
1. Invista em ferramentas de inteligência artificial
Uma das maneiras mais eficazes de aumentar a taxa de conversão do e-commerce é
apostar na utilização de ferramentas de inteligência artificial para melhorar a experiência
do cliente com a marca.
Sistemas de recomendação inteligente, por exemplo, usam IA para exibir vitrines virtuais
totalmente personalizadas, baseadas em critérios como gênero, idade, localização e
histórico prévio de compras.
Estima-se que o uso desse recurso, adotado por gigantes do setor como Amazon, Diesel e
Saraiva, pode aumentar em 30% o volume de vendas de lojas virtuais. Com essa
ferramenta, é possível sugerir produtos relacionados àqueles que estão sendo adquiridos
pelo cliente, bem como opções com melhor desempenho e maior valor de venda.
Outro recurso que usa a inteligência artificial para aumentar a taxa de conversão são os
pop-ups de retenção. A ferramenta tem como objetivo evitar o abandono do site por
meio do estabelecimento de uma comunicação positiva que desvie o foco da ação, como
oferta de frete grátis ou eventuais descontos.
2. Estabeleça uma estratégia de marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das estratégias de Inbound Marketing mais efetivas para
quem deseja aumentar a taxa de conversão no e-commerce, já que ajuda no ganho de
autoridade da loja virtual.
Em linhas gerais, a estratégia consiste na criação de um blog com informações relevantes
sobre o segmento da loja virtual. A ideia é melhorar o posicionamento do site em
buscadores, como Google, e aumentar a relevância da loja entre o público-alvo ao
posicionar-se não como apenas um vendedor, mas como um consultor altamente
capacitado para entregar a solução que o consumidor precisa.
De acordo com especialistas nesse mercado, cerca de 70% das empresas no Brasil já
utilizam estratégias de marketing de conteúdo para aumentar suas taxas de conversão e
61% optaram pelo formato blog para distribuir informação relevante para seus
consumidores virtuais.
Em média, a produção de um blog provoca um volume 434% maior de páginas indexadas
pelos buscadores e gera até 126% leads a mais, motivos mais do que suficientes para não
ignorar a estratégia.
3. Utilize um intermediador de pagamentos
Alternativa interessante para quem busca aumentar a taxa de conversão é utilizar um bom
intermediador de pagamentos. A ferramenta centraliza o processo de venda de maneira a
evitar a necessidade de estabelecer contrato com diversas instituições financeiras.
Desse modo, as transações são totalmente integradas, repassando eventuais riscos ao
intermediador, que é responsável por aprovar ou não a compra e fazer a comunicação à loja
virtual.
Com essa medida, é possível aumentar as taxas de conversão já que um dos maiores
obstáculos para as compras online é a insegurança em relação à possibilidade de crimes
virtuais, problema que não é necessariamente responsabilidade do lojista.
Nesse tipo de serviço, o intermediador é responsável por verificar se há risco de fraude,
oferecendo segurança na transação para as duas partes, lojista e consumidor.
4. Aposte em um layout otimizado
De acordo com uma pesquisa realizada por especialistas no setor, 83% dos usuários desistem de fazer compras em lojas virtuais quando é necessário realizar muitos passos, com
muitos cliques, para encontrar o que desejam.
Por isso, apostar em um layout altamente intuitivo é fundamental para aumentar a taxa de
conversão no e-commerce. É importante, por exemplo, oferecer uma barra de pesquisa,
ferramenta que possibilita que o cliente encontre com maior rapidez aquilo que necessita.
Além disso, a organização dos itens deve ser simples e intuitiva, com visual agradável.
Medidas simples como essas podem refletir positivamente na taxa de conversão do e-
commerce e melhorar os resultados do negócio.
Agora que você já conhece algumas estratégias para aumentar a taxa de conversão
no e-commerce, aproveite para descobrir 10 motivos pelos quais sua loja online não