Depois da Black Friday e do Natal, é hora de começar a preparar o seu e-commerce para as vendas de volta às aulas. Dados divulgados pela Rakuten Digital Commerce, em 2018, revelaram que o faturamento do setor de papelaria e material escolar cresceu 64% no e-commerce nos seis primeiros dias de janeiro, quando comparado com o mesmo período em 2017.Ainda segundo esse levantamento, houve um aumento de 11% no ticket médio, que passou para R$ 786,00.
Isso pode ter ocorrido pelas vantagens que os consumidores encontrar nessas lojas. Segundo informações da Cuponeria, site que reúne cupons de várias lojas e empresas, é possível encontrar variação de preço de até 60% de descontos entre e-commerces e lojas físicas. É claro que a diminuição dos custos de operação online permitem que você ofereça preços mais atrativos.
Por isso, muitos consumidores estão migrando suas compras e, consequentemente, aumentando as vendas de volta às aulas nos e-commerces. Por isso, comercializar materiais escolares podem gerar um grande faturamento na sua loja. Veja alguns benefícios de apostar nesse nicho de mercado!
Vantagens de apostar em vendas de volta às aulas
Praticidade para o seu cliente
Muitos consumidores aproveitam a facilidade que a internet oferece e usam como um grande buscador de preço e, na maioria das vezes, encontram muito mais vantagens comprando em uma loja virtual. Por isso, cadastre os seus produtos nesses comparadores para que você seja encontrado facilmente.
Outra vantagem que os e-commerce têm sobre as lojas físicas é a praticidade e otimização de tempo. Isso, porque as listas de materiais escolares costumam ser muito longas, assim, comprar online traz grandes benefícios. Ninguém quer ficar saindo com muitos livros e materiais de uma lado para o outro, certo?
Por isso, é importante oferecer uma grande variedade de produtos e manter a loja organizada para fazer muitas vendas de volta às aulas.
Venda para B2B e B2C
Entre as vantagens de vender materiais escolares é que existe um grande potencial de mercado, por isso, você pode vender tanto para consumidores finais quanto para outras empresas, escolas e universidades.
Sabendo montar a estratégia correta e estruturar toda a parte de logística é possível criar atrativos para vendas em larga escola e, consequentemente, aumentar muito os lucros do seu e-commerce.
Vendas em janeiro
As contas de começo do ano, como IPVA, IPTU e parcelas das compras do Natal, acabam diminuindo as vendas nos primeiros meses. Por isso, vender materiais escolares é uma excelente estratégia para atrair clientes em janeiro e fevereiro. É venda garantida!
Embora muitas famílias reutilizem materiais de anos anteriores, sempre é necessário complementar e as escolas pedem novos produtos com o avanço de crianças e adolescentes nas escolas.
Como fazer vendas de volta às aulas em e-commerce e anúncios otimizados
Para vender qualquer produto online, você precisa estruturar o seu e-commerce, mas além disso, precisa ter estratégias de anúncio e tráfego pago. Eu já escrevi alguns textos sobre isso aqui no Blog, saiba mais acessando:
7 estratégias para triplicar as vendas do seu e-commerce
Comportamento do consumidor na internet – Entenda e venda mais!