Ao complementar uma campanha de performance com estratégias de topo e meio de funil de vendas, a Renner garantiu um maior retorno incremental em relação a uma ação focada no fim do funil, isto é, de performance apenas.
1,6X – maior o retorno incremental sobre o investimento em mídia em campanhas de marca
31% – menor o custo por conversão incremental
45% – mais conversões incrementais
A HISTÓRIA
Estilo para todos
A Renner faz parte do grupo Lojas Renner S.A., empresa fundada em 1965 que hoje conta com mais de 540 lojas. A marca produz e vende roupas, calçados, acessórios e produtos de beleza e lifestyle para mulheres, homens, jovens e crianças. Em 2010, lançou seu e-commerce.
O OBJETIVO
Qual a melhor estratégia?
A Renner buscava entender qual estratégia de mídia gera mais resultados: uma campanha de funil completo que acompanha toda a jornada do consumidor em diferentes etapas ou ação com foco apenas em performance, isto é, conversões.
A SOLUÇÃO
Testando estudo de conversion lift
Para descobrir a melhor estratégia de mídia, a resposta foi: testar. Com essa cultura de teste e aprendizado na empresa, e após seguir as recomendações do time de vendas da Meta, a Renner resolveu colocar duas campanhas diferentes dentro de uma metodologia de teste chamada conversion lift e, assim, entender qual delas é mais eficaz em conversões.
Antes de colocar para testar, a Renner preparou as campanhas. Numa ação de funil de vendas completa, a varejista de moda usou diferentes formatos de criativos e objetivos para acompanhar o consumidor em sua jornada de compras. Esse percurso consiste em etapas de reconhecimento da marca ou produto, passa pela consideração de compra e termina na etapa de conversão.
Durante essas etapas, o público-alvo da Renner recebeu diversos anúncios, como vídeos no Reels, Feed e Stories do Facebook e Instagram, além de peças estáticas. Ao fim da jornada, focada em vendas, as pessoas receberam anúncios dinâmicos. Esse formato permite que o anunciante leve sua variedade de produtos para o Feed e Stories das plataformas da Meta, como uma vitrine da empresa. A solução também é otimizada para levar itens semelhantes aos produtos que as pessoas demonstraram interesse anteriormente.
Para o teste, a Renner promoveu a campanha de funil completo de um lado sob um investimento 43% maior para contemplar as estratégias de reconhecimento e consideração de marca e produto. Do outro, apenas a etapa de conversão. Elas ficaram no ar durante o mesmo período para que o estudo revelasse qual rendeu mais resultados incrementais on e offline.
OS RESULTADOS
Indo além do último clique
O estudo revelou para Renner que apostar numa estratégia completa, que impacta o consumidor no começo da sua jornada e o acompanha até as vendas no site, foi a melhor saída. A estratégia de funil completo gerou o dobro de vendas sob um custo menor por cada conversão.
- 1,6X maior o retorno incremental sobre o investimento em mídia em campanhas de marca
- 31% menor o custo por conversão incremental
- 45% mais conversões incrementais
Anúncios dinâmicos: Personalize seus anúncios sem trabalho manual
Carrossel: Mostre até dez imagens ou vídeos em um só anúncio.
Anúncios de vídeo: Chame a atenção com anúncios de vídeo envolventes.
Anúncios em Stories: Compartilhe a sua história com anúncios imersivos em tela cheia.
“Na Renner a nossa estratégia é estar presente onde o cliente está, participando, engajando e despertando o interesse durante toda a jornada de compra. Através de uma estratégia full funnel, nós conseguimos trabalhar a força da marca associada a resultados de venda.”
Maria Cristina Merçon – Diretora de Marketing, Renner
Fonte: Facebook IQ