De acordo com a Última Pesquisa da CX TRENDS 2022, existem alguns fatores que impede Lojas Virtuais de Vender, e destaco nesse Artigo os Principais!
FRETE ALTO
O Frete é algo que está fora do nosso controle, porém existem estratégias que podem ajudar a melhorar a percepção do cliente com relação ao frete.
Explore os Parceiros Logísticos O primeiro passo é buscar parceiros logísticos estratégicos, e nem sempre o parceiro que atende todo o país é o melhor, em muitas vezes fechar com empresas regionais pode ser uma boa solução para baratear o frete.
Um grande exemplo é que a Transportadora X que entrega para todo Brasil não consegue ser boa em determinadas regiões com relação a Preço e Prazo. Geralmente essas transportadoras usam parceiros regionais, que na maioria das vezes podem ser seus parceiros principais também, fazendo com que o cenário fique assim:- Sul Transportadora X- Sudeste Transportadora YE por aí vai.
Use o Frete Fixo
Uma outra ação seria criar campanhas de Frete Fixo dentro da loja, e como funciona?
Calcule o Frete Médio em suas principais regiões de venda, por exemplo: Frete Médio das principais regiões é: R$ 15,50. Você pode criar uma campanha de Frete Fixo baseado em seu Frete Médio para melhorar a percepção do consumidor comparado ao seu Frete.
Essa condição também pode ser ativada em compras acima de determinado valor, ajudando a aumentar o seu Ticket Médio.
O Frete Fixo é uma ótima estratégia para regiões que você tem problemas de abandono por frete, e quer ter uma vantagem logística nesses locais.
Use o Frete Grátis
Uma outra solução seria o Frete Grátis, ele é mais vantajoso com relação a percepção do consumidor, mas tem que ser implantado com estratégia.
Uma delas é aplicar com a regra do Compre X, ou Compre X Produtos e tenha Frete Grátis, sempre induzindo o consumidor a comprar mais, e consequentemente aumentando seu ticket médio. Você também pode usar Cupons e Gatilhos para as principais regiões porém para públicos que abandonaram a loja com um Cupom que Isenta o Frete.
Ou simplesmente ativar o Frete Grátis na Loja, e tirando os descontos de produtos, costuma ser uma ótima estratégia quando o assunto é validar se vamos ter mais conversões com Promoção ou Frete Grátis!
Frete Grátis para Primeira Compra funciona?
Faça a conta: Se seu ticket médio é 220,00
Primeira análise:
– Quantos pedidos % entre 1 e 100
– Quantos pedidos % entre 101 e 200
– Quantos pedidos % entre 201 e 250
– Quantos pedidos % acima de 250
Porque é importante essa análise? Para entender quanto de Frete Grátis você teria nessa ação.
Imaginando que a maioria dos seus pedidos sejam de R$ 200,00, você estaria dando o frete Grátis (Custo de Aquisição é Frete + Mídia) O que precisamos entender?
– Quanto o frete grátis contribui para que as pessoas comprem nesses valores?
E o quanto você subir o frete grátis para a partir de R$ 250,00 impactaria na conversão…
Minha Sugestão:
– Aumente o Frete Grátis acima de R$ 235,00 Pode parecer pouco acima do seu ticket médio, a questão é que você não tem produtos nesse valor, logo a pessoa vai colocar uma produto com um preço maior ou comprar mais itens, para chegar nesse valor, por isso importante um Compre Junto e uma Esteira de Produtos completa.
Se a taxa de conversão não cair, você sobe para Frete Grátis acima de R$ 250,00 e vai testando isso até chegar em um ponto de equilíbrio que a taxa de conversão não cai, e o ticket médio vai subindo…
PREÇOS ELEVADOS
O Preço Elevado geralmente acontece por 2 lados:
-> Percepção por parte do Consumidor
-> Perca de Competitividade perante o Mercado Nesse caso temos que atuar das 2 formas:
Se o cliente tem a percepção que nosso preço está caro, temos que atuar na melhor apresentação do produto para os clientes, isso se dão a alguns fatores:
- Melhora de Imagens
- Inserção de Vídeo de Produtos
- Otimização da Descrição do Produto
- Comparativos com o Mercado
- Prova Social
Tudo isso pode ajudar o cliente ter uma percepção melhor do produto e consequentemente do Preço que foi exibido. É aquela frase: Não mostre o Preço, Mostre o Valor.
Agora, se é um bem comum, que pode ser comparado facilmente com outras lojas, e o preço é um pilar determinante, a recomendação é que faça uma Análise de Pricing de Mercado, vendo os concorrentes e preços de cada uma das lojas, para entender o melhor ponto de equilíbrio de preço.
Lembre-se: o Lucro está na Compra e não na Venda.
Claro que nem sempre é tão fácil as coisas acontecerem assim, pois além do preço tem Custos etc. Então nesse caso podemos pensar em ideias que podem agregar no Valor do produto como: Brindes, Frete Fixo ou Grátis, Cashback, Parcelamento.
EMPRESA NÃO CONFIÁVEL
A confiabilidade de uma empresa é o terceiro maior motivo de abandono de sites e compras. Mas como transparecer mais segurança em meu consumidor ?
Existem alguns pontos que podem ser trabalhados, são eles:
Quem Somos
Por incrível que pareça a página quem somos é uma página muito visitada em vários sites. O que recomendamos é que nela contenha além do descritivo da empresa, fotos dos bastidores, humanização e processo e até mesmo como o produto vai para o cliente, deixando claro que sua empresa funciona e está pronta para atender o cliente!
Avaliações
Durante todo site é extremamente importante inserir avaliações e depoimentos de clientes, na Home, Página de Categoria, Produto e até Checkout se possível. Por isso extremamente importante incentivar a cada venda uma coleta de depoimentos para ter sempre o site muito atualizado transmitindo credibilidade. Recomendamos trabalhar com certificados de segurança em todo site para garantir a navegação segura do usuário.
E como dica final, tente criar uma comunidade de clientes, costuma funcionar super bem! Além de fazer todo processo de indicação acontecer com mais frequência.
Redes Sociais
Assim como o site, as Redes Sociais devem estar bem alinhadas no quesito de posts frequentes, stories contínuos, destaques e um conteúdo que quebrar objeções dos seus clientes. No momento da compra a jornada social é uma etapa crucial e por isso deve olhar com muita atenção os perfis da empresa.
Remarketing
Anúncios em Remarketing funcionam demais para trabalhar a confiabilidade do site.
Geralmente vemos lojas que coletam provas sociais com os clientes, e usam isso como remarketing para eventos como Carrinho Abandonado ou Site Abandonado, isso faz com que a sua mensagem seja entregue ao usuário de forma mais efetiva e você garanta que essa objeção será quebrada para o usuário que fez o abandono do site.
Use todas as camadas de remarketing e não deixe de aproveitar cada tipo de conteúdo como Depoimentos, Bastidores da sua Loja, Como é Embalado o Produto e muito mais.
Reclame Aqui
Se tiver reclamações nesse canal, não se preocupe, faz parte do jogo de vender online. Você tem que responder rápido e usar o melhor tom de voz possível para conseguir atrair novos compradores, pois muita gente consulta esse site para confiar e acreditar no seu site.
Além disso, recomendamos que você crie em seu site uma página www.seusite.com.br/reclameaqui e com isso consiga indexar essa página no SEO fazendo com que ganhe mais posicionamento que o site oficial e traga uma parcela de pessoas para essa página, inclusive nessa página trabalhar avaliações positivas bastidores e tudo que possa transmitir ainda mais credibilidade.
PRAZO DE ENTREGA LONGO
Já está mais que comprovado que o Prazo tem um peso maior que o preço do frete quando o assunto é vender pela internet!As pessoas estão cada vez mais imediatistas e por isso grandes lojas já estão entregando no dia seguinte os pedidos.
Mas sendo ainda pequeno, como adaptar isso em meu negócio? Existem algumas estratégias para você conseguir entregar essa solução dentro do seu site.
A primeira é a distribuição logística com parceiros regionais, ou seja, assim como explicado na parte de Frete, existem empresas que entregam mais rápido em determinadas regiões e é importante você ter essas empresas como parceiras para conseguir atender melhor algumas regiões independente do valor do frete, você dará a opção ao consumidor e mediante a urgência que ele possui ele pode escolher essa opção.
Revise o prazo que o seu site mostra e veja se está alinhado com que o parceiro vai conseguir realizar. Uma outra idéia é se você praticar Frete Fixo ou Grátis, de certa forma você já está subsidiando uma parte do frete, então porque não aplicar essa diferença também no Sedex, e conseguir oferecer uma opção rápida com desconto?
Exemplo:
Se você faz um frete fixo de R$ 15,00 e o frete comum é R$ 20,00, você está subsidiando R$ 5,00 em cada pedido, se o Sedex custaria R$ 30,00 você pode oferecer ele por R$ 25,00 e deixar ele mais acessível ao seu cliente com um prazo ainda melhor.
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