Seus clientes em potencial e clientes preferem o WhatsApp ao Messenger?
Você já pensou na possibilidade de anúncios pelo WhatsApp para o seu negócio?
Nesta matéria, você irá descobrir como configurar sua conta comercial do WhatsApp e usar os anúncios do Facebook para permitir que os usuários do WhatsApp liguem ou enviem mensagens para a equipe de atendimento ao cliente com um único clique.
Gostou?! Então acompanhe a leitura!
O aplicativo WhatsApp, possui aproximadamente 2 bilhões de usuários em todo o mundo, ele é o aplicativo de mensagens móveis mais usado no mundo.
Os usuários do WhatsApp também não se intimidam em aproveitar os recursos de mensagens do aplicativo. Todos os dias, eles enviam 100 bilhões de mensagens e passam em média 38 minutos no bate-papo pelo aplicativo.
Portanto, como sua empresa (ou os clientes de sua agência) podem aproveitar a engajada base de usuários do WhatsApp?
O ideal é usar o WhatsApp Business, lançado em janeiro de 2018, pode ser a porta que faltava para você se conectar com os seus clientes.
Por isso, segue algumas das maiores vantagens de usar o WhatsApp Business:
- Comunicação com os clientes;
- Mostrar seus produtos e serviços;
- Oferecer atendimento ao cliente;
- Aproveitar as ferramentas de marketing e publicidade.
Se você está começando a usar agora o WhatsApp Business, construir uma base de clientes no aplicativo pode levar algum tempo, mas você não precisa depender apenas de métodos orgânicos. Para se conectar com os clientes de forma mais eficiente e aproveitar essa ferramenta de forma mais eficaz, você pode integrar o WhatsApp Business aos anúncios do Facebook.
1. Configuração para o WhatsApp Business
Você é novo no WhatsApp Business?
Você pode criar uma conta no WhatsApp para sua empresa em poucos minutos. Tudo que você precisa é do aplicativo WhatsApp Business, um smartphone e um número de telefone.
Se você ainda não tem o WhatsApp Business, baixe-o na App Store ou no Google Play. Em seguida, insira e verifique seu número de telefone comercial.
Se você também usa o WhatsApp para mensagens pessoais, lembre-se de que não pode usar o mesmo número de telefone para contas individuais e empresariais. Em vez disso, você precisa de um número de telefone separado para o WhatsApp Business.
Você já está usando sua conta pessoal do WhatsApp principalmente para comunicação com o cliente? Você pode migrar sua conta para o WhatsApp Business para manter suas conversas e continuar usando o mesmo número de telefone.
Depois de verificar seu número de telefone, adicione todas as informações básicas sobre sua empresa. Digite o nome de sua empresa e use o menu suspenso para escolher a categoria mais relevante para sua empresa.
Faça upload do logotipo de sua empresa para que os clientes possam identificar facilmente sua empresa. Em seguida, adicione mais detalhes sobre sua empresa, incluindo seu endereço físico e uma descrição do que você oferece.
2. Conecte seu WhatsApp à sua página comercial do Facebook
Depois de configurar uma conta WhatsApp Business, você pode usá-la em sua próxima campanha publicitária do Facebook. Siga estas etapas para começar a veicular anúncios com o WhatsApp.
Primeiro, vá até o Facebook Business Manager e abra a página da sua empresa no Facebook. Você deve receber um prompt automático para conectar sua conta WhatsApp Business. Se você não vir o prompt no Business Manager, clique em Configurações da página e role para baixo até WhatsApp.
Para vincular os dois aplicativos, confirme se você está conectando o número de telefone do WhatsApp Business correto à sua página do Facebook. Em seguida, clique no botão azul Enviar código. Verifique suas notificações do WhatsApp Business e digite o código de cinco dígitos no Facebook Business Manager. Agora você está pronto para veicular anúncios no WhatsApp.
3. Configure sua campanha publicitária do Facebook
Existem duas maneiras de veicular anúncios do Facebook no WhatsApp: criar uma campanha dedicada ou impulsionar uma postagem existente no Facebook. Segue a explicação de ambas as opções:
Criar uma campanha publicitária no Facebook
Navegue até o Gerenciador de anúncios do Facebook e clique no botão verde Criar. Em seguida, escolha o objetivo da campanha que você deseja atingir.
Apenas alguns dos objetivos de campanha disponíveis funcionam com o WhatsApp. Você pode escolher entre estes objetivos:
Tráfego: incentive o maior número possível de pessoas a clicar na sua conta do WhatsApp Business.
Mensagens: inicie tantas conversas quanto possível no WhatsApp, Messenger e / ou Instagram Direct.
Conversões: faça com que as pessoas enviem mensagens para você no WhatsApp e, em seguida, acompanhe as conversões de sites e aplicativos relacionados.
Depois de escolher um objetivo, defina um orçamento diário para sua campanha de marketing. Reserve um momento para revisar as estratégias de lance de campanha disponíveis também. Dependendo do objetivo selecionado, você pode escolher estratégias de lance como:
- Custo mais baixo: gera o máximo de resultados para seu orçamento;
- Limite de lance: permite que você controle seus lances;
- Limite de custo: oferece controle de lance enquanto maximiza os resultados;
- Retorno mínimo do gasto com publicidade (ROAS): garante que você obtenha o ROAS de que precisa.
No nível do conjunto de anúncios, escolha para onde enviar tráfego, obter mensagens ou começar a rastrear conversões. Com os objetivos de tráfego e conversões, você só pode escolher um local por conjunto de anúncios, portanto, certifique-se de selecionar o WhatsApp.
Com o objetivo mensagens, você pode escolher até três destinos: WhatsApp, Messenger e Instagram Direct. Se você realmente deseja testar o potencial do WhatsApp para o seu negócio, considere selecionar apenas este aplicativo. Se você ainda está trabalhando para identificar o melhor aplicativo de mensagens para o seu público, experimente os três aplicativos.
Em seguida, decida onde colocar seu anúncio e crie ou escolha seu público-alvo. Observe que a segmentação do WhatsApp não é tão precisa quanto as outras opções. Os anúncios do Facebook ampliam automaticamente seus parâmetros de segmentação, tornando difícil limitar a entrega a um público de nicho. Observe e analise suas campanhas para ter certeza que está obtendo os resultados desejados.
Você quer ter mais controle sobre onde seu anúncio do WhatsApp é exibido? Role para baixo para abrir as opções de segurança de marca do Facebook . Com esses controles, você pode:
- Fazer upload de listas de bloqueio para evitar que seu anúncio seja exibido em determinados domínios;
- Impedir que apareça ao lado de certos tipos de conteúdo ou tópico;
- Selecione um filtro de inventário para vídeos in-stream e IGTV.
No nível do anúncio, faça upload de pelo menos uma imagem ou foto e escreva um título, uma descrição e um texto atrativo. Se você quiser testar o texto do seu anúncio, selecione Otimizar texto por pessoa . Esse recurso permite que o Facebook mude o texto do anúncio entre os campos. Por exemplo, sua descrição pode aparecer no campo de texto principal para melhorar o desempenho.
Se você escolheu o objetivo Mensagens, reserve um momento para selecionar um modelo de mensagem ou crie um novo. Seu público verá este modelo depois de clicar em seu anúncio e usar os prompts para iniciar uma conversa. Escreva uma curta mensagem de boas-vindas e adicione algumas perguntas que os usuários possam escolher para iniciar o bate-papo.
Em seguida, analise as opções de chamada para ação (CTA) para seu anúncio. Por fim, clique no botão verde Publicar para lançar sua campanha.
Impulsione uma postagem na página do Facebook
Na maioria dos casos, usar o Gerenciador de anúncios é a melhor maneira de criar uma campanha de marketing no WhatsApp. Com o Ads Manager, você obtém controle máximo sobre o objetivo da campanha, a estratégia de lances e o evento de conversão.
No entanto, usar o Gerenciador de anúncios leva tempo e pode ser complicado, especialmente se você deseja criar um anúncio básico. Se você está procurando uma solução mais simples, considere aumentar uma postagem na página do Facebook. Você tem duas opções para começar.
Para impulsionar uma postagem que você já publicou: Navegue até sua página no Facebook Business Manager e role para baixo até localizar a postagem. Clique no botão azul Boost Post.
Para impulsionar uma nova postagem: Clique no botão Criar postagem na parte superior da página da sua empresa no Facebook. Em seguida, clique no ícone do WhatsApp para adicionar um botão do WhatsApp à sua postagem e alterne o botão Boost Post. Adicione o conteúdo que deseja compartilhar e clique no botão Postar.
Não importa a opção que você escolha para impulsionar uma postagem, o Facebook automatiza o objetivo. Para escolher um manualmente, clique no botão Alterar em Meta. Se você quiser aumentar sua postagem no WhatsApp, selecione Obter mais mensagens e clique no botão azul Salvar.
Clique no menu suspenso em Botão. Escolha Enviar mensagem do WhatsApp para que você possa bater papo com clientes via WhatsApp Business em vez de via Messenger.
Como o Ads Manager, o Business Manager permite que você escolha ou construa um público-alvo e opte por inserir ou não canais de anúncios. Mas as opções de agendamento são mais limitadas. Com o Business Manager, você pode definir uma data de término e um orçamento vitalício. No entanto, o impulso começa automaticamente, então você não pode agendá-lo para começar em alguns dias ou semanas.
Depois de revisar os termos, clique no botão azul Boost Post Now para começar a veicular o conteúdo patrocinado.
4. Analise seus resultados e otimize
Se você optou por impulsionar uma postagem ou realizar uma campanha publicitária, é importante monitorar os resultados de perto. Para monitorar uma campanha publicitária, vá para o Gerenciador de Anúncios do Facebook e selecione as colunas que deseja visualizar . Dependendo do objetivo da sua campanha, você pode querer rastrear métricas como:
- Conversas iniciadas;
- Respostas de mensagens;
- Impressões;
- Cliques de link;
- Visualizações de conteúdo;
- Compras
Compare os resultados com seus indicadores-chave de desempenho (KPIs). Se sua campanha está aquém de suas expectativas, considere fazer algumas alterações para melhorar o desempenho. Por exemplo, você poderia:
- Verifique quais canais de texto de anúncio tiveram melhor desempenho – desde que você tenha usado o recurso Otimizar texto por pessoa. Em seguida, duplique o anúncio e execute-o usando apenas a versão de melhor desempenho.
- Analise os detalhamentos demográficos de seus anúncios para identificar quem respondeu melhor a sua campanha. Em seguida, restrinja sua segmentação para garantir que você alcance os clientes mais valiosos.
- Reveja as mensagens que você recebeu para determinar quais prompts de mensagens foram mais eficazes. Em seguida, atualize o modelo de mensagem do seu anúncio para aumentar as taxas de conversão.
- Crie uma campanha duplicada para teste A / B para que você possa ver o desempenho de diferentes públicos ou criativos. Em seguida, dedique o resto do seu orçamento ao melhor desempenho.
Para visualizar as métricas de postagens otimizadas, navegue até o Estúdio de Criação ou outra ferramenta nativa do Facebook. Embora você não possa acessar dados de conversão detalhados para postagens otimizadas, você pode ver métricas básicas como impressões, cliques e engajamento.
A análise de negócios do WhatsApp é extremamente limitada, então não espere aprender muito com o aplicativo. Para acessar as métricas disponíveis, abra o WhatsApp Business e toque nos três pontos no canto superior direito. Escolha Ferramentas de negócios no menu suspenso.
Na página Ferramentas de negócios, toque nos três pontos no canto superior direito e selecione Estatísticas. Você pode ver quantas mensagens enviou, entregou, leu e recebeu, mas é isso.
7 maneiras de obter mais do WhatsApp Business
Para aproveitar ao máximo sua conta do WhatsApp Business, aproveite as diversas ferramentas disponíveis para proprietários de empresas e profissionais de marketing. Você pode acessar as ferramentas disponíveis clicando nos três pontos no canto superior direito da tela inicial do WhatsApp Business.
Atualize o perfil da sua empresa no WhatsApp
Seus serviços ou horários de funcionamento mudaram? Mantenha os clientes informados, atualizando seu perfil do WhatsApp Business. Toque em Perfil da empresa para compartilhar detalhes sobre sua empresa, desde o horário comercial até detalhes de contato.
Compartilhe transmissões e atualizações de status
Você tem novidades para compartilhar com seus clientes? Abra a guia de status para criar uma atualização que todos possam ver. Como alternativa, crie uma transmissão para clientes selecionados de mensagem diretamente.
Crie um catálogo do WhatsApp
Você vende produtos ou serviços online? Toque em Catálogo para configurá-los no WhatsApp Business. Em seguida, toque em Adicionar Novo Item e adicione o nome, descrição, preço e imagem. Repita o processo até fazer o upload de todo o catálogo.
Depois de criar um catálogo no WhatsApp Business, os usuários podem vê-lo em seu perfil, onde podem navegar ou comprar itens. Como alternativa, você pode compartilhar um link direto para o catálogo dentro ou fora do WhatsApp.
Configure uma mensagem de ausência
Os usuários das redes sociais esperam respostas imediatas. Se você não está preparado para ficar online o tempo todo, crie uma mensagem de distância para definir as expectativas dos clientes.
Em sua mensagem, esclareça quando os usuários podem esperar uma resposta. Em seguida, especifique o período de tempo em que deseja que o WhatsApp envie a mensagem como uma resposta automática.
Escreva uma mensagem de saudação.
Para dar as boas-vindas aos novos clientes, você também pode configurar uma mensagem de saudação automática. Em seguida, você pode escolher se deseja enviar a mensagem apenas para contatos selecionados ou para cada novo usuário que entrar em contato com sua empresa.
Crie respostas rápidas
À medida que os clientes fazem perguntas e fazem compras pelo WhatsApp, você pode esperar ter muitas conversas semelhantes. Para economizar tempo e manter as respostas consistentes, crie respostas rápidas em sua conta do WhatsApp Business. Para enviar respostas rápidas aos clientes, basta digitar o atalho.
Rotular conversas de WhatsApp
Se sua campanha no Facebook for bem-sucedida, é provável que você receba muitas mensagens. Para mantê-los organizados, use o sistema de etiquetagem com código de cores do WhatsApp Business. Você pode criar quantos rótulos personalizados desejar e, em seguida, adicioná-los às conversas relevantes
Por exemplo, você pode criar rótulos para clientes em potencial em diferentes estágios do funil de vendas. Você também pode rotular os clientes cujos pedidos você precisa enviar ou aqueles que precisam de acompanhamentos adicionais.
Conclusão
Se seus clientes já estão usando o WhatsApp, este aplicativo de mensagens pode ser um destino valioso para o seu negócio. Ao configurar sua conta do WhatsApp Business e veicular anúncios do Facebook no WhatsApp, você pode começar a se conectar mais com os seus clientes e atingir seus objetivos de negócios de forma mais eficaz.
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