A quanto tempo você não atualiza sua estratégia de publicidade no Facebook? Se sua resposta é “Nossa, não me lembro”, você precisa ler esta matéria, então venha comigo.
Uma das formas mais eficientes de marketing digital que existe, é a Publicidade no Facebook, porém, não é algo tão simples, há uma grande concorrência, além da necessidade de refinar constantemente seus anúncios.
É preciso revisar várias métricas, e podemos dizer que é tentador simplesmente “definir e esquecer” depois de estabelecer sua estratégia inicial, mas, por favor, NÃO faça isso!
A publicidade no Facebook sofre constantes mudanças, assim como as expectativas de seus clientes. Então, logo abaixo segue três dicas que os ajudaram a turbinar sua estratégia atual.
- Analise constantemente suas estratégias
A cada dia, mais e mais métodos de marketing digital se tornam disponíveis, o que torna as decisões a serem tomadas ainda mais complexas, afinal cada profissional tem uma curva de aprendizado de proficiência e criatividade diferente, além dos métodos evoluírem muito rápido. Por causa disso, é necessário dar um passo atrás a cada poucos meses e analisar, reexaminar suas estratégias, e como todas as peças de seu plano de marketing se encaixam.
Não preciso dizer que o Facebook é uma dessas peças, preciso? No Facebook, você tem sua presença na mídia social, na publicidade e no gerenciamento e embora esses elementos sejam frequentemente parcelados individualmente, isso na verdade enfraquece todos eles.
É essencial que tudo que você publica no Facebook apresente um tema, pois, é muito ruim quando alguém fica animado com um anúncio, e logo após, perceber que a parte mais interessante de uma marca era só aquele anúncio mesmo, (imagine a última vez que você foi impactado por um filme, apenas para descobrir que era um lixo), desagradável né?
Segue algumas questões a se considerar quando você for criar seus anúncios no Facebook:
a) Se você tivesse que descrever sua marca, como se fosse uma pessoa, que adjetivos usaria?
b) Quais cores representam sua marca e em que porcentagem de tempo você deve usá-las?
c ) Como você posiciona sua marca aos seus espectadores? Você é um deles, uma figura de autoridade sobre eles, ou um amigo leal?
Essas perguntas são muito importantes, e precisam ser respondidas, elas dão a definição de como você se relaciona com seus clientes de forma geral, portanto, verifique-as para obter mais detalhes.
E quando definir esse conjunto, use estas outras perguntas para criar uma abordagem mais holística para seus esforços no Facebook:
a) Como suas postagens que são mais engajadas podem ser integradas a seus anúncios (e vice-versa)?
b) A sua voz de comentário corresponde à sua voz de postagem / propaganda?
c) Se você alinhar sua última postagem, anúncio e comentário, eles irão parecer que vieram do mesmo lugar?
2. Crie Vídeos
Isso mesmo, você deve sim criar vídeos, não pense que eles não são importantes, e as estatísticas podem comprovar:
- 500 milhões de telespectadores assistem 100 milhões de horas de vídeos no Facebook diariamente;
- O Facebook ganhou 24,5% de todos os gastos com anúncios em vídeo nos EUA em 2018;
- 47% dos consumidores assistem mais anúncios em vídeo no Facebook do que em qualquer outro canal;
- 71% dos consumidores acham que os anúncios em vídeo do Facebook são mais relevantes.
Ah, uma breve curiosidade:
Vídeos nativos no Facebook são compartilhados 487% mais do que vídeos de outras fontes.
Então use e abuse de vídeos. Tudo bem que um vídeo pode dar mais trabalho para a elaboração, do que uma única imagem, gráfico ou carrossel, mas poderá te dar resultados muito relevantes. Criar vídeos faz mais pelo seu marketing do que apenas melhorar o retorno da publicidade, o processo de criação de anúncios em vídeo requer reflexão, esforço e conteúdo residual adicionais que podem ser utilizados em outros aspectos do seu marketing.
O esforço usado para configurar sua filmagem, projetar seus gráficos, animações, escrever sua narração, preparar seu ator, etc, irá gerar bastante conteúdo, o que pode ser reaproveitado em suas outras mídias digitais, como em seu blog, por exemplo.
3) Crie conteúdo que chame atenção do seu público
Bom, sabemos que quando entramos no Facebook somos impactados com milhares de anúncios diferentes, seus clientes em potencial estão olhando para vários anúncios, e se você é um profissional da área de marketing, pode até gostar de vê-los, pois eles acabam por te fornecer ideias sobre como melhorar o seu próprio conteúdo, porém, se você é uma pessoa comum, que está no Facebook apenas com propósito de se entreter, é bem capaz, de passar por esse anúncios de forma rápida, e possivelmente ficar até irritada no processo.
As pessoas, estão o tempo todo, na expectativa de serem impactadas com conteúdos interessantes. (conteúdo relacionado a sua marca, hobbies, interesses comuns, etc) ou conteúdos relacionados à sua comunidade pessoal (fotos de amigos e familiares, atualizações sobre pessoas que elas curtem, e tals) .
Ou seja, o conteúdo que você compartilhar tem que ser definitivamente útil, divertido, ou melhor ainda, os dois.
Por fim, a questão que anseio compartilhar é que você precisa tornar sua estratégia de anúncios no Facebook mais verdadeira e real possível, se quiser ganhar mais engajamento. Anúncios com conteúdo criado pelo usuário, ou que pelo menos pareça ter sido criado pelo usuário, podem gerar mais conversões.