Não é segredo que o comércio eletrônico ganhou muita força nos últimos dois anos, se você atua na área de vendas e tem um e-commerce, deve saber que a Black Friday contribui muito no aumento das vendas, seja, produtos ou serviços.
E as tendências para 2021 são muito promissoras, tendo em vista que em 2020, as vendas da Black Friday acumularam em torno R$ 4,02 bilhões no comércio eletrônico brasileiro, 25,1% a mais do que em 2019. Portanto, a espera para esse ano é que seja ainda melhor.
Este ano ela acontecerá aos 26 de novembro, ainda tem tempo suficiente para se programar.
Pensando nisso, separei 9 dicas excelentes para que você venda muito mais nessa Black Friday:
- Planejamento de Estoque
A primeira etapa para alcançar sucesso na Black Friday é, mantenha seu estoque organizado, planeje com pelo menos, dois meses de antecedência. É necessário se programar em relação às quantidades e variedades dos produtos. Afinal, vender e não ter o item no estoque, por exemplo, seria embaraçoso, não acha?
Considere encomendar produtos a mais com o seu fornecedor, principalmente aqueles que já têm grande saída fora da sazonalidade. Escolha produtos com margens de lucro altas, dessa forma é possível caprichar nos descontos.
E sabe aqueles produtos que estão criando “teias de aranha” no seu estoque?
Então, aproveite a data para tentar vendê-los, faça promoções atrativas, combos, kits especiais.
2. Precificação de produtos
Oferecer bons preços nessa época é excelente, porém, faça dentro das suas possibilidades. Cuidado para não oferecer além do possível e acabar tendo prejuízos.
Considere os custos operacionais, como, (compra de produtos e logística), as despesas fixas (água, luz, telefone, etc) e o lucro que você deseja obter na Black Friday 2021).
Além disso, seja verdadeiro e coerente com o seus clientes, não vale criar promoções enganadoras, as pessoas estão muito atentas hoje em dia, e com a internet a disposição a pesquisa ficou muito fácil, okay?
3. Sua plataforma de e-commerce é estável?
Geralmente próximo ao dia da Black Friday, e mesmo no próprio dia, o tráfego e a conversão dos e-commerces tendem a aumentarem. Portanto, tenha o seu negócio em uma plataforma de e-commerce estável.
Já imaginou seu site fora do ar no momento em que o cliente iria finalizar a compra? assustador, concorda?
4. Decore, personalize o layout
Customize suas páginas e comunicações com itens decorativos que remetam à data, da mesma forma, que as lojas físicas são decoradas, seu e-commerce também precisa ser, incluindo banners com fundo preto em seu site, personalizando as imagens de capa e os avatares das redes sociais, enfim, capriche no layout do seu site, dê ao cliente uma experiência única por comprar com você.
5. Faça descrições que vendem e fotos de alta resolução
Para conseguir um bom posicionamento orgânico em buscadores como o Google por exemplo, escolha as palavras-chave certas. Nesta época do ano os clientes pesquisam termos como “melhores promoções”, “produtos baratos”, “ofertas imperdíveis”, entre outros.
Então, use essas keywords na hora de gerar conteúdo para o seu e-commerce, sua chance de aparecer nas primeiras páginas de pesquisa são maiores.
Em relação às imagens dos seus produtos, confira se eles foram realmente fotografados de todos os ângulos e se os detalhes foram capturados. Produto com melhores fotos dão mais crédito, e as pessoas se sentem mais seguras para finalizar a compra.
6. Dê um atendimento de qualidade ao seu cliente
No período da Black Friday, as consultas, dúvidas e reclamações dos consumidores aumentam na mesma proporção que as vendas, então é possível que suas caixas de entrada de e-mail, seu WhatsApp, seus directs no Instagram, fiquem cheios de perguntas. Tenha uma equipe, ou uma pessoa, responsável para respondê-las o mais rápido possível, seu cliente merece essa atenção, afinal, caso contrário você pode acabar perdendo vendas, ou até mesmo um cliente que poderia se tornar fiel à sua marca.
Não se esqueça, as pessoas gostam de se sentir acolhidas, portanto, atendimento de qualidade sim, e de preferência um atendimento humanizado, pessoas gostam de falar com pessoas, não com robôs.
7. Otimize o checkout do seu e-commerce
Nesse período, é esperado uma quantidade maior de visitantes ao seu site, certo?
Mas, antes de receber esses visitantes, certifique-se de garantir a melhor jornada de compra possível. Saiba qual a sua taxa de carrinhos abandonados. E tenha em mente, se você tiver uma taxa muito elevada de abandonos, o motivo pode ser o seu checkout.
Então, respondam às seguintes questões:
Meu checkout parece seguro aos olhos do consumidor?
Os dados sobre meios de pagamento e frete são de fácil entendimento aos clientes?
O cliente pode se deparar com custos a mais que não estava esperando?
O layout oferece continuidade da experiência de compra?
Além disso, ofereça parcelamentos (a partir de um determinado valor de compra, por exemplo), o cliente pode ficar satisfeito, o que já é um bom motivo para ele adicionar mais produtos ao carrinho e consequentemente, pode aumentar o ticket médio da sua empresa.
8. Comunique opções e prazos de entrega
Com certeza, todo mundo já teve alguma vez na vida, a experiência ruim de comprar algo que não chegava “nunca”. Portanto, evite atrasos e clientes insatisfeitos, dê prazos de entrega reais, ou até prazos maiores, para que a mercadoria chegue antes do combinado (isso deixará o cliente feliz).
Você pode também dar incentivos para aqueles que antecipam suas compras, como por exemplo, oferecer frete grátis, ou frete fixo, para compras feitas entre a segunda e terceira semanas de novembro, acima de determinado valor e/ou para determinadas regiões.
9. Política de troca
Por fim, mas não menos importante, defina sua política de troca.
Alguém já passou pela situação de comprar um produto, e quando precisou da troca, se sentiu como se a empresa estivesse “fazendo um favor” em trocar?
Terrível, não é? E isso não pode acontecer, dê o devido valor aquele cliente, porque senão é bem provável que ele jamais compre com você novamente.
É fundamental que você desenhe sua política de troca e torne-a visível na sua página Perguntas Frequentes (FAQ). Lembre-se de deixar bem claro quem deverá arcar com os custos e qual será a data limite, mas seja justo com seu cliente.
E aí, agora que chegou até aqui, tenho certeza que já está pensando o que fazer na Black Friday desse ano, e fazer suas vendas aumentarem e muito, certo?
Boa sorte!