Quem tem um e-commerce sabe a dor de cabeça que é a logística do mesmo! Se não há um planejamento bem estruturado, isso pode acabar sendo um problema para cada etapa do processo.
Por isso, saiba que para conquistar o consumidor, hoje vou lhe apresentar 10 dicas de logísticas que podem salvar o seu e-commerce, já que ela reflete diretamente no sucesso da sua empresa.
- FLUXO ESTRUTURADO
Se você quer conquistar o sucesso, saiba que é fundamental cuidar de cada parte do processo de compra, desde o armazenamento até a entrega da mercadoria. E para estruturar esse fluxo da melhor forma, é necessário analisar a demanda e o nível do seu estoque, assim como o trânsito percorrido pela mercadoria.
- ESTOQUE CONTROLADO
Ter um controle de estoque facilita na logística e também na lucratividade do negócio, pois permite que você tenha um conhecimento real dos itens armazenados e do que você precisa investir. A dica é armazenar os produtos similares próximos uns dos outros, permitindo, assim, uma melhor visualização dos mesmos. Ou você também pode optar por um software que faça essa gestão por você.
- TRANSPORTADORA DE EXCELÊNCIA
É fundamental escolher uma transportadora experiente, com políticas de qualidade que atendam as necessidades da sua empresa, para garantir a entrega do produto ao cliente sem nenhuma dor de cabeça.
- E-FULFILLMENT
O e-fulfillment é especializado em logísticas de comércios físicos e digitais, desde a separação do pedido até a entrega ao cliente. É uma ótima escolha para pequenos empreendedores, pois com ele, além de aprimorar a gestão de estoque, você confere pedidos, pagamentos e também emite nota fiscal.
- MONITORAMENTO DE PEDIDOS
Esse pode ser o grande diferencial do seu e-commerce! Além de beneficiar o comprador, a empresa também sai ganhando, pois ambos podem conferir o transporte da mercadoria.
- PRAZOS REAIS E FUNCIONAIS
O prazo de entrega é um item indispensável em qualquer compra online, pois se a mercadoria não chegar na data prevista, o cliente ficará frustrado. Dessa forma, seja realista com o cliente e passe datas que você possa cumprir. Uma dica e colocar uma data distante e entregar antecipadamente, fazendo com que o comprador fique surpreso com a agilidade.
- ATENDIMENTO RÁPIDO
Adotar um plano B nada mais é do que saber trabalhar com trocas e devoluções. Isso é uma excelente oportunidade para gerar vantagem competitiva entre os concorrentes, pois o cliente notará a sua agilidade para resolver possíveis problemas.
- POLÍTICA DE FRETE
Se o frete for muito alto, certamente o cliente abandonará o carrinho. Por isso, você precisa definir um planejamento para equilibrar seus produtos com o frete de forma vantajosa para ambos. Uma dica é apostar no frete grátis em campanhas sazonais, programas de fidelidade, a partir de um valor, em uma determinada distância… O importante é analisar a margem de produto e encontrar a proposta que mais se aplica ao seu negócio.
- QUEIMA DE ESTOQUE
Os produtos “parados” no seu estoque podem lhe causar prejuízos! Faça uma queima de estoque ao notar que o mesmo não está girando – mas planeje-se para isso, crie um plano de vendas e faça uma divulgação eficaz.
- TECNOLOGIA
Os sistemas de gestão empresarial apresentam diversas funcionalidades para otimizar a logística do seu e-commerce, pois é possível controlar o que entra, o que sai, cotar fretes e muito mais!
Aproveite essas dicas e invista agora mesmo na agilidade do seu negócio, garantindo qualidade e praticidade a você e ao seu cliente!