Se você trabalha com tráfego pago pelo Facebook, aposto que a fase de aprendizado é uma dor de cabeça para as suas campanhas, não é mesmo?
Neste conteúdo eu vou compartilhar com você, 03 dicas que vão virar a chave nos seus anúncios e fazer você sair da fase de aprendizado bem mais rápido.
Nº 1: Utilize menos conjuntos de anúncios
O modo de aprendizado do Facebook exige que conjunto de anúncios tenha 50 ações de resultado em um período de 07 dias.
O principal fator para você sair do modo aprendizado é o orçamento da campanha, se você distribui uma verba baixa para várias campanhas, será difícil gerar as 50 ações de resultado em 7 dias.
Um bom hábito para se ter é trabalhar com um conjunto menor de anúncios em sua campanha e alocar o mesmo orçamento nela, assim, aumentando consideravelmente as chances de conseguir gerar o resultado esperado para que saia do modo de aprendizado, com esse método você também reduz as chances do seu anúncio atingir o aprendizado limitado, assim diminuindo o seu desempenho.
Nº 2: Aumente o orçamento de sua campanha ou conjunto de anúncios
Resumindo, você pode não ter gasto dinheiro suficiente para sair da fase de aprendizado e atingir as 50 ações de resultado exigidas. Isso é especialmente verdadeiro, se você usar a otimização de meta de conversão para compras, porque essa é a ação de evento mais baixa no funil e a mais cara, de modo que você gera menos resultados para a alocação de orçamento.
Mas, como mencionei antes, isso não significa que você deve apenas escolher uma meta em um nível de funil superior para se livrar do aprendizado mais rápido.
Em vez disso, a maneira mais eficaz de entender quanto orçamento você precisa definir no nível da campanha (se você usar o CBO) ou no nível do grupo de anúncios (se você não usar o CBO) é calcular o gasto com publicidade necessário, com base em 50 ações de eventos, o prazo de 7 dias e o custo atual de cada compra.
Por exemplo, se o seu custo por compra atual é de R$10 reais, você precisa gastar 50 vezes o seu custo por compra para gerar as 50 ações do evento, R$10 reais multiplicado por 50 é R$ 500 e sabemos que precisamos gastar isso em 7 dias, então nosso orçamento diário para um conjunto de anúncios seria R$ 500 dividido por 7, que são R$ 72,00 por dia.
Nº 3: Evite ações que reiniciem a fase de aprendizagem
Por último, mas não menos importante, procure não reiniciar a fase de aprendizagem do seu anúncio.
– Mas Diego, como sei se estou reiniciando a fase de aprendizagem?
Simples, o estágio de aprendizagem de anúncios é reiniciado toda vez que você faz uma alteração considerável em seu conjunto de anúncios, vou listar as 03 principais alterações que reiniciam o processo de aprendizagem:
- Aumentar ou diminuir o orçamento em mais de 20% da verba a cada 72h;
- Alterar o público do conjunto de anúncios; e
- Adicionar novos anúncios em seu conjunto.
Essas são 3 práticas comuns que fazem com que o processo de aprendizagem seja reiniciado.
Resumindo
Com este conteúdo, acredito que tenha ficado um pouco mais claro sobre a fase de aprendizagem que o Facebook utiliza para os anúncios, e como você pode otimizar seus conjuntos de anúncios para passar por esse processo de forma mais rápida.
Otimizando a verba para uma quantidade de anúncios plausíveis e não realizando alterações de forma aleatória você consegue sair do modo aprendizagem e decolar os seus anúncios.
Resumindo o conteúdo em 3 etapas:
- Otimize a quantidade de conjuntos de anúncios;
- Utilize uma verba que seja possível alcançar os 50 resultados em 7 dias;
- Evite alterações que reiniciem o processo de aprendizado, alterando apenas quando for extremamente necessário.